Faça uma festa interativa com iTunes DJ e iPhone/iPod Touch




No final de semana passado eu acabei descobrindo sem querer uma funcionalidade do iTunes que eu não conhecia. Eu confesso que não sou muito de futucar o pobre coitado do iTunes. Sei que tem uma penca de pessoas que não gostam dele, mas é questão de se acostumar. Eu por exemplo já me acostumei ao jeito meio estranho como as configurações das funções estão espalhadas pelas interface ao de centralizar tudo num único lugar.

A função que descobri foi o iTunes DJ. Ele é um selecionador músicas para tocar. Na verdade ele é mais do que isto, se toda festa tem um DJ tocando, com o iTunes DJ e alguns iPhones a festa é coletiva. Para você fazer isto na sua festa, faça o seguinte. Você vai precisar de algumas coisas:

  • Computador com iTunes pelo menos na versão 8.1
  • iPhone ou iPod Touch com Remote pelo menos na versão 1.2
  • Rede WiFi aberta

Assim que você tiver tudo isto instalado você vai configurar o iTunes para aceitar conexões de iPhones e iPod Touches que não foram autorizados no iTunes. É simples. Acesse o iTunes, clique em iTunes DJ na lateral esquerda e em seguida clique em “Settings…” no canto inferior direito do iTunes.

Agora é hora de configurar algumas coisas. A primeira é habilitar a função onde os convidados ganhem a permissão de mexer na playlist e selecionar músicas da biblioteca de músicas que você quiser que eles vejam. Se você for fazer uma festa techno, faz sentido deixar de fora todo aquele Axé da Ivete Sangalo, né? Então vamos lá.

As primeiras opções são para definir quantas musicas para trás devem permanecer na lista para as pessoas tirarem a dúvida do que tocou há pouco, listar as músicas que irão tocar em breve e ainda se é para dar preferencia às músicas com melhor avaliação na biblioteca.

Em seguida a opção importante. É a opção que permite que se permita que iPhones e iPod Touch possam controlar o DJ, logo abaixo vem a mensagem que é mostrada para o convidado que se conectar.

Logo após a caixa de texto vem a opção onde você limita o acesso às músicas pelos convidados, depois o sistema de votação. A última opção é para você limitar a operação toda por senha. Você pode fazer uma minigincana onde a senha é o prêmio e a pessoa passa a ter acesso ao DJ. É apenas uma sugestão, para a festa com DJ coletivo, o melhor é não definir senha.

Pronto, seu iPhone está configurado, agora é hora de começar a festa com o iPhone. Abra o Remote no seu iPod Touch ou iPhone. Uma tela parecida com a abaixo vai aparecer. É capaz da mensagem que configuramos no iTunes apareça antes, mas assim que aparecer, clique em iTunes DJ.

Você verá a lista tocando no iTunes DJ. Você pode pedir músicas clicando em “Request a Song”. A quantidade de votos por aquela música acabam aparecendo abaixo do nome da música de acordo com a listagem. Veja a imagem abaixo.

Também é bacana fazer o seguinte. Arrume um projetor e ligue ao seu Mac para projetar a playlist para um telão, assim todos na festa podem ver qual é a música e quantos votos cada música teve. Se não rolar um projetor, pode ser uma penca de monitores espalhados pelo ambiente. Eu adoraria ir num restaurante num happy hour onde eu pudesse ver as músicas tocando.

O melhor lugar que eu já fui para almoçar e a seleção de música é sempre fantástica é o Pizza Hut do NYCC aqui no Rio. Fenomenal a trilha sonora por lá.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: