Facebook Home, o app que fica entre você e o seu telefone




Eu não sou muito fã do Facebook, contudo, vejo o benefício da plataforma do Mark Zuckerberg para todos. É o ponto de encontro digital onde tudo pode ser publicado e visto por quem você quiser. É prático, mas muita gente não sabe usar. 

O Facebook parou no tempo e as novidades deixaram de chegar. Agora Mark anuncia finalmente o que era antes visto como o smartphone do Facebook. O que Mark fez, foi criar um app que fica entre você e o telefone. A idéia é interessante. O foco são as pessoas e não os apps. Hoje os apps são o foco. Ótima sacada, mas acho que vai fazer água.

NewImage

Digo que o app fica entre você e o telefone por que ele toma posse do telefone. Ele passa a ser o principal software do seu telefone. É a partir dele que os demais apps do telefone serão executados e  durante a execução de qualquer um chegarão notificações de chat do Facebook.

O problema é que o Facebook Home, nome do app que o Facebook criou, nasceu em volta da plataforma Android, que permite fazer intervenções mais drásticas que a plataforma da Apple. Hoje o Facebook Home está limitado apenas a alguns dispositivos e em alguns países apenas. Eu acho que será improvável que este app seja liberado pela Apple.

Pra quem usa o Facebook como principal ferramenta de comunicação o app é uma ótima idéia se você tem um HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy S III ou Samsung Galaxy Note II. Problema é que aqui no Brasil o Google Play ainda não tem o Facebook Home. Limitações por conta do próprio Facebook que ainda está experimentando e limitando os usuários que podem acessar o app.

Abaixo você pode conferir o anúncio do Facebook Home e também o HTC First que é o primeiro smartphone que terá o app pré-instalado, contudo, se você tiver um smartphone com Android compatível, poderá desfrutar do FB Home.

Abaixo você pode ver no vídeo do Engadget um resumo do evento e uma rápida avaliação do app rodando no smartphone com Android.