Faróis de xenônio e a nova lei




Parece que a confusão veio pra ficar com a nova “lei” que regulamenta a utilização de faróis de xenônio. O CONTRAN regulamenta e publica de maneira aberta todas suas resoluções e você pode ler tudo a respeito das novas resoluções. No caso dos faróis de xenônio as duas resoluções relevantes são 294 e 227.

Caso o seu veículo não esteja de acordo com as duas resoluções você será multado em 127 reais, ganha ainda 5 pontos na carteira de motorista e o carro é apreendido. Os carro que não saem de fábrica com os faróis de xenônio e foram modificados para recebê-lo precisarão do CSV (Certificado de Segurança Veicular). Sem ele o motorista leva uma bela multa. É o que diz o artigo da revista Auto Esporte.

A resolução 227, porém se aplica apenas aos carros novos que forem fabricados/importados após 1º de janeiro de 2009. Se você tiver a paciência para ler os dois PDFs vai perceber que a confusão começou por causa da linguagem utilizada. Eu tentei bravamente ler os anexos 10 e 11 sobre lâmpadas de “descarga de gás”, que são as tais lâmpadas de xenônio e não entendi nada.

Porém vi alguns links que me ajudaram a decifrar as 125 páginas da resolução 227. Qualquer iluminação que exceda 2 mil lumens precisa do kit de limpeza de farol e regulação de altura. Os termos internacionais para estas duas coisas é Washing e Leveling. Interessante é que isto se aplica a faróis que não são de xenônio.

Outra interessante é que as cores de luz permitidas pelo CONTRAN são branca e amarela. Portanto faróis azuis não são permitidos.

Veja mais a respeito aqui.

Se você tem um carro com lâmpadas de xenônio que não vieram de fábrica, você precisa seguir as instruções publicadas no site G1. Você precisa da autorização do DETRAN, fazer a inspeção num local aprovado pelo DENATRAN e por fim pedir a emissão de novo documento para o carro onde consta a modificação do sistema de farol do carro.

Entendeu? Ficou claro? Eu nunca gostei destes faróis de xenônio por que eles realmente incomodam quando tem um carro com estes faróis vindo no sentido contrário ou quando estão atrás de você. Por mim, este tipo de farol poderia é ser totalmente proibido.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: