Uma das coisas que eu gostava do MS Access era aquela assistente para criar buscas no banco. Eu sei hoje que comparar Access com qualquer outro SGBD é pecado, mas na época que eu o usava, era o máximo e para muitas aplicações ele é mais do que suficiente.
Com os desenvolvimentos em PHP e MySQL que faço para meus blogs nas horas vagas, sempre preciso fazer buscas no banco do WordPress, então, às vezes a coisa fica complicada e um assistente visual ajuda a visualizar as diversas tabelas e os joins que são necessários.
Hoje não foi diferente. Estou refazendo o Pardal Carioca e para aplicar tags as noticias precisei fazer algumas tabelas auxiliares. Tinha tanta tabela envolvida na query que me enrolei e precisei apelar para um assistente.
Pesquisei rapidamente e encontrei o My Query Builder. Simples, fácil e prático. Funciona online e na modalidade grátis permite integrar seu banco. Consegui apontar para o MAMP local da minha máquina e fui fazendo minhas ligações de um lado para outro apenas para perceber que a query que eu tinha feito estava correta. Kuddos para minhas habilidades de SQL-tentativa-erro e uso de LEFT JOINS e RIGHT JOIN aleatórios! 😉
O que me faltava mesmo era um GROUP_CONCAT(DISTINCT <nome da coluna>), mas isto é outra história. Se você programa em PHP e usa banco MySQL o My Query Builder é uma ótima dica!
[vimeo 27530609 width=”500″ height=”375″]
Deixe um comentário