Ferramenta visual para montar queries MySQL




Uma das coisas que eu gostava do MS Access era aquela assistente para criar buscas no banco. Eu sei hoje que comparar Access com qualquer outro SGBD é pecado, mas na época que eu o usava, era o máximo e para muitas aplicações ele é mais do que suficiente.

Com os desenvolvimentos em PHP e MySQL que faço para meus blogs nas horas vagas, sempre preciso fazer buscas no banco do WordPress, então, às vezes a coisa fica complicada e um assistente visual ajuda a visualizar as diversas tabelas e os joins que são necessários.

Hoje não foi diferente. Estou refazendo o Pardal Carioca e para aplicar tags as noticias precisei fazer algumas tabelas auxiliares. Tinha tanta tabela envolvida na query que me enrolei e precisei apelar para um assistente.

Pesquisei rapidamente e encontrei o My Query Builder. Simples, fácil e prático. Funciona online e na modalidade grátis permite integrar seu banco. Consegui apontar para o MAMP local da minha máquina e fui fazendo minhas ligações de um lado para outro apenas para perceber que a query que eu tinha feito estava correta. Kuddos para minhas habilidades de SQL-tentativa-erro e uso de LEFT JOINS e RIGHT JOIN aleatórios! 😉

O que me faltava mesmo era um GROUP_CONCAT(DISTINCT <nome da coluna>), mas isto é outra história. Se você programa em PHP e usa banco MySQL o My Query Builder é uma ótima dica!




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: