Fim do FrontRow




Eu tenho 3 Macs em casa. Um deles, meu primeiro, foi parar nas mãos da minha mãe, que precisava de um computador e está feliz com a primeira geração de MBP com processador INTEL. O segundo MBP que eu tive virou um Media Center ligado à TV da sala. O terceiro é meu Mac principal. Um iMac de 21.6″ de 3 gerações atras.

Como dependo do iMac para trabalhar, resolvi que o upgrade para o Lion seria feito primeiro no MBP que uso para ver filmes no televisor da sala. Já tinha um bom tempo que eu precisava formatar este computador e sempre deixei para outro momento por conta da falta de tempo. Com o lançamento do Lion veio um bom motivo para dedicar tempo para a atividade.

Num domingo às 18 hs resolvi começar a brincar com o upgrade. Apaguei as duas partições que o MBP tinha e instalei novamente o Snow Leopard. Isto mesmo, reinstalei o sistema operacional anterior, pois o Lion não tem DVD de instalação. É um download direto feito para o HD. Depois de várias horas de download de quase 5 GB (contando o download do Lion e dos upgrades do Snow Leopard) finalmente o Lion estava instalado e atualizado.

Ao ligá-lo ao televisor, cade o FrontRow? Sumiu! Não tem mais. A Apple já tinha acabado com o controle remoto como brinde em seus computadores e agora com o Lion chegou ao fim a era do Mac como um ótimo Media Center pelos galhos do pomar.

Existem algumas receitas que fazem o FrontRow voltar a funcionar no Lion, mas parece que após a atualização do iTunes estas receitas deixaram de funcionar. Eu deixei de fazer gambiarras para usar computador faz tempo. Só uso soluções práticas e oficiais. Modificações de arquivos ninjas não fazem mais parte do meu dia-a-dia. Eu uso computador ponto. Ele é um eletrodoméstico.

Após a triste constatação resolvi perguntar no twitter um bom substituto para o velho companheiro FrontRow e a resposta foi binária; Boxee ou Plex. Ambos já tinha passado pelas minhas mãos no passado e o Plex foi para o MBP para tomar o lugar que antes era garantido ao FrontRow.

Funciona muito bem, tem mais opções que o FrontRow e se atualiza sozinho. É uma pena apenas que ele não esteja na Mac App Store. Aliás, é muito estranho a Apple acabar com o FrontRow assim desta maneira. Afinal, a Microsoft acabou com seu produto diferenciado para Media Center e colocando ele pra dentro do Windows 7. Talvez o FrontRow volte como um app separado na Mac App Store custando algo em torno de 10 dólares, ou a idéia seja mesmo que os órfãos do FrontRow adotem o AppleTV.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: