fim dos cheques do adsense no Brasil? O que fazer?




Parece que existem problemas no paraíso. Tanto na lista da blogosfera brasileira quanto nos blogs o assunto do momento é o aviso que o Adsense mandou para seus membros. O envio de cheques está suspenso devido a restrições impostas pelas leis brasileiras.

O que vejo neste assunto é que muitos blogs criaram um grau de dependência anormal dos ganhos adsense e agora muitos vão precisar reavaliar sua existência caso o problema não seja resolvido logo. Como eu fui banido no inicio do ano passado do programa de monetização (aiai… essa palavra) do Google, tratei de ver outras alternativas. Hoje sou feliz com o Buscapé, Submarino, Hotwords (grata surpresa) e Mercado Livre.

Não entendo por que tanta gente vê o programa sócios do Mercado Livre com maus olhos. Mas muito pelo contrário. É um ótimo programa, organizado e que dá bons resultados.

O programa de afiliados do submarino, dá trabalho para manter, mas também dá bons resultados, aliás, meu primeiro pagamento na casa de centena de reais foi do submarino. Eles dão um percentual do valor da compra. São valores diferentes dependendo do produto. Produtos de informática, por exemplo, dão 2% de comissão, mas livros nacionais dão 8%. Pelos menos segundo a tabela deles, mas na prática alguns tipos de produtos dão mais do que está escrito na tabela.

Já o hotwords é um programa cuja manutenção é zero, mas requer que seu blog tenha conteúdo bom. Demora um tempinho para indexar e gerar anúncios, mas depois que pega embalo é um espetáculo. Chega a ser melhor do que o Buscapé, que também paga por clique. Aliás, eu falei que o hotwords paga por clique? Então, o buscapé é outro que paga por clique. São 10 centavos por clique premium, mas como o submarino, requer um certo trabalho para manter o programa otimizado e gerando uma renda legal.

Agora você deve estar se perguntando: Estes programas pagam? Sim, pagam, e de maneira muito mais prática do que o Adsense.

O submarino deposita diretamente na sua conta, mas tem o processo chato de ter que enviar um recibo de pagamento toda vez que você recebe algum cascalho. Pode enviar por email que não tem problema. Aliás, você sempre é avisado quando tem dindin para receber.

O Hotwords também deposita diretamenta na sua conta e não avisa que pagou. Até o momento não tive que enviar recibo.

O Mercado Livre também paga, mas tem uma burocracia chata para receber. Tem que enviar uma documentação por correio e tem vários descontos. Avisa por email e agora no começo do ano baixou o pagamento mínimo para R$ 30.

Buscapé também paga direitinho, deposita em conta, mas não avisa.

Comecei a otimizar meu blog em julho de 2006 para estes programas e aprendi o que presta e o que não presta. Onde a publicidade é apenas poluição visual e onde realmente dá retorno. Uma coisa é certa. Você deve sempre pensar no seu visitante e o que é melhor para ele. O que agrega ao conteúdo que ele procura e o que só atrapalha.

É isso e acompanhar a estatística de cliques. Dos programas que citei, apenas o Mercado Livre tem uma boa ferramenta para acompanhar os cliques de maneira prática. Os demais programas apenas dão relatórios com informações macros, mas todos tem relatórios diários. Alguns só com estatística de cliques, outros com o valor gerado em reais. O hotwords é o único que gera estatística diária com um certo atraso, mas nada que te atrapalhe.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

13 Comentários

  1. Eu ia me cadastrar no Submarino, mas no formulário pergunta o pageviews! uheuehuehe Mancada isso, meu PV é vergonhoso. Sem falar na regra de gerar venda… ia ser excluído rapidinho, rapidinho.

    Quem sabe um dia….

    Responder
  2. eu tinha o mesmo medo que você quando me inscrevi no começo do ano passado. Naquela época o meu blog tinha uns poucos mil pageviews, mas não acredito que eles neguem o cadastro por causa disto.

    Outro medo era em relação à exclusão por não vender. Mandei um email para a Juliana do submarino que me tranquilizou e disse para não me preocupar com isso. Engraçado que depois do email dela, o programa começou a dar resultado me tirando da linha de exclusão.

    O que recomendo mesmo é se inscrever no MercadoLivre. Não tem como se dar mal.

    Responder
  3. Hummm… bom saber! =D Ah, vou tentar. O máximo que pode acontecer é ser excluído, heheheh. Acabei de ver minha PV, e fiquei chocado. Não é tão ruim quanto eu pensava, heheheh.

    Valeu pelas dicas, =D

    Responder
  4. Pode-se usar o HotWord em conjunto do AdSense?
    Pelo que entendi não haveria problema pelo sistema deles não ter nada haver com o do AdSense, mas sempre fica aquela dúvida pairando no ar…

    Responder
  5. Essa é uma boa pergunta. Não sou expert no adsense até mesmo, por que não tenho mais uma conta no programa da Google. Uma boa idéia é conferir com o pessoal do hotwords ou então em outros blogs nacionais que usem o Adsense. o brpoint, cujo link está na lateral é uma boa pedida.

    Responder
  6. Eu fiquei bastante interessado no HotWords, mas algumas coisas não ficaram claras para mim. Afinal, é preciso colocar as tags do anúncio em cada uma das palavras que se queira linkar ou isso é feito automaticamente por algum script? E mais. Notei que embora apareça o destino do link, nem sempre a palavra linkada tem a ver com esse destino. Os leitores não ficam confusos? Muito obrigado pelas dicas e abraços.

    Responder
  7. Esqueci de marcar a caixa para receber as notificações de resposta 🙂

    Responder
  8. Alessandro, a única coisa que você precisa fazer para usar o hotwords é incluir o código que eles fornecem no seu template e delimitar onde o conteúdo do seu blog/site será contemplado com os anúncios do hotwords.

    Os anúncios que aparecem atrelados às palavras são determinados pelo hotwords. Os anunciantes escolhem as palavras e pagam os cliques nela.

    Se faz confusão? Acredito que não afinal tem o efeito de mouse over que é bastante claro que se trata de um anúncio sem falar que o estilo do link é diferente.

    abs
    Bernardo

    Responder
  9. Convenceu-me Bernardo. E a julgar que links sempre fisgam o lado curioso do leitor, creio que pode ser outra boa fonte de renda. Só terei que ficar atento para o tipo de produto que será anunciado nas palavras de meu texto. Como minha área é entretenimento, não vou querer coisas de que meus leitores possam vir a não gostar associadas ao setor mais nobre do meu site, que são os textos. Pelo que pude ver nas suas hotwords, os produtos e sites relacionados são bacanas. No entanto, a sua área é outra. Vamos ver o que acontece.

    De qualquer forma, muito obrigado pelo esclarecimento logo cedo!

    Vou colocá-lo nos meus feeds de maneira a ter acesso às novidades mais facilmente.

    Tenha um bom dia!

    Responder
  10. 😀 que bom que pude ajudar. Volte sempre!

    Responder
  11. Eliane

     /  06/01/2008

    Olá
    Alguem sabe se é proibido divulgar cupons de desconto do submarino com o seu código de afiliado?
    No termo de adesão não esta muito claro sobre os cupons.
    Alguem sabe se algum afiliado ja foi excluido por divulgar este cupons de desconto?

    grata

    Responder
  12. O melhor é entrar em contato com o povo do Submarino para tirar a dúvida: [email protected].

    Responder
  13. Por muito tempo usei anuncios que pagavam por clic em meus sites, hoje em dia só uso anuncios de empresas americanas, que pagam por 1000 impressoes…
    Acho mais rentavel!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: