Firefox 4: cheio de novidades




Não tenho acompanhado as noticias de programas em fase de desenvolvimento. Contudo uma funcionalidade do Firefox 4, que ainda está em versão beta me chamou muito a atenção. Não é raro eu cair numa lama sem fim de abas abertas no Firefox. Abas são ótimas, mas acaba me atrapalhando quando estou com muitas páginas abertas.

A próxima versão do Firefox, a versão 4, permite organizar as abas em grupos, quase como o Spaces do OS X. A funcionalidade se chama Tab Candy e seu funcionamento é fenomenal. Os gráficos também impressionam. Mais do que apenas criar uma organização, a animação para arrumas as abas em grupos também legal.

O Tab Candy ainda está em formato protótipo e versão alpha, então faltam muitas funcionalidades e existem questões de performance que ainda precisam ser endereçadas. Veja o vídeo abaixo para ver o que já existe implementado, como funciona e onde eles pretende chegar com o Tab Candy.

Outra grande novidade que virá no Firefox 4 é aceleração de vídeo utilizando a GPU. GPU é o nome que se dá ao processador de sua placa de vídeo. A GPU é tão poderosa que ela fica entediada quando você não está usando seu computador para jogos, e graças a boa vontade da nVidia e ATI, agora os desenvolvedores tem acesso a APIs que permitem que não só jogos utilizem a GPU. A aceleração por hardware fará o navegador como um todo ficar mais rápido. Seja na navegação em páginas com SVG, HTML5 e/ou vídeos.

Apesar destes duas novidades serem boas, um aviso. Não recomendo que você baixe a versão beta do Firefox. Espere a versão final. Todo software em beta pode oferecer problemas e defeitos que impedem seu completo funcionamento e isto pode prejudicar sua navegação na internet.

Via The Inquirer e Life Hacker.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Estou usando o Firefox 4 a quase um mês e estou viciada em clicar ctrl+espaço. Não sei como sobrevivia sem isso antes! Não vejo a hora de sair a versão final para instalar em todos os PC’s de casa.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: