Firefox Mobile chega ao Nokia Maemo




UHU! Ou não. A plataforma Maemo da Nokia utiliza Linux e o Firefox Mobile é a resposta a seus dois principais concorrentes nos smartphone e outros dispositivos móveis. Safari e Opera. Creio que o Opera Mini e o Opera Mobile são os únicos com presença em mais de uma plataforma móvel e o Safari é o rei absoluto da plataforma iPhone OS. Vale dizer que o Opera Mobile é para Windows Mobile e o Opera Mini serve para outras plataformas de smartphones e celulares.

Um pequeno desvio de tema vale a pena para notar que o Opera Mini foi o único que cresceu de maneira desigual nos últimos dois meses. Em dezembro de 2009 e janeiro deste ano. O que é interessante notar, porém é que o seu crescimento foi em decorrência da queda da Nokia que perdeu mercado para o Opera Mini. Veja mais aqui.

Talvez por conta do crescimento do Opera Mini, possivelmente na plataforma Symbian, a Mozilla Group esteja apostando em começar sua entrada no mercado mobile através do Maemo para em seguida atacar o Symbian e em seguida lançar uma versão java para todos os demais. Ou não. Talvez a plataforma mais importante para o Firefox seja o iPhone, mas devido ao esquema de desenvolvimento o Firefox para iPhone OS seja nada mais do que um Safari com funcionalidades de Firefox.

No Maemo o Firefox Mobile conta com:

  • Barra de endereços inteligente
  • Sincronização de abas, favoritos e histórico entre o mobile e o desktop
  • Add-ons (porém não são os mesmo que para a versão de desktop)
  • Navegação ciente de localização (que é a tradução porca para Location-aware Browsing, mas a mais correta é que o @nanaupaes me mandou “de butuca na quebrada”)
  • Abas, sim, tem abas no Firefox Mobile
  • Navegação segura através de web site ID e configurações de segurança simples
  • 30 línguas para interface

Via Mozilla.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: