Firewall para OS X




Você sabia que o seu OS X tem firewall embutido da mesma maneira que o Windows XP tem? Pois é. Você sabia também que o mesmo Norton Internet Security que você conhece no mundo Windows existe para Mac? Porém por que gastar 70 dolares para ter o que o OS X já te dá de graça.

Bem a resposta é fácil. Facilidade de configuração. Claro que o exemplo com o Internet Security é ruim, já que ele vem algumas coisas a mais como prevenção contra worms, vírus e trojans. O firewall do OS X faz apenas o controle de portas.

Por padrão o Leopard vem com as pernas abertas. Ele permite que tudo entre e saia sem controle algum. Acontece que o Leopard trás um firewall meio diferente. Ele é um Application Firewall ou seja, ele controla como as aplicações acessam a internet. É bom e ruim, já que você está liberando aplicações para acessarem a internet e não precisa saber se é a porta 90, 80 ou 25 que precisa ser aberta/fechada.

Se você acha que este firewall é insuficiente, existem alternativas. O WaterRoof se basea no ipfw, que vem no OS X. Ele é grátis e é apenas uma interface gráfica para quem não gosta de linha de comando. Diz que ele precisa de conhecimentos avançados para seu uso.

Já o NoobProof, como o nome já diz, permite que qualquer um configure o firewall, porém tem bem menos opções do que o WaterRoof. Uma comparação entre os dois está aqui.

Só para constar. Eu não uso nenhum destes programas, fico com o bom e velho recurso integrado do OS X.

Veja mais sobre o assunto aqui,




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: