Flash no iPhone com Flash CS5? Não…




Ontem vi a noticia sobre a possibilidade de criar aplicações para o iPhone da mesma maneira que você criaria “aplicações” em flash, mas tem uma pegadinha. Isto não quer dizer que o iPhone finalmente vai suportar Flash. Isto quer dizer que a Adobe desenvolveu uma maneira de converter (ou portar) o código gerado em Flash, AIR 2.0 ou ActionScript 3.0 para um código nativo que o Xcode entende e pode compilar.

Notou a pegadinha? Isto quer dizer que você não precisaria aprender Objective-C e pode continuar seu foco em desenvolvimento em Flash e ter ainda de quebra a possibilidade de criar apps para iPhone e iPod Touch. Se você não ficou triste com a pegadinha, aqui vai mais uma para tentar te deixar triste: Através desta solução (mambembe) você fica limitado em termos de interface e não pode utilizar nenhum dos elementos nativos da GUI do iPhone OS. Para saber o que você pode e o que não pode, vasculhe a wiki da Adobe sobre como criar aplicações para iPhone.

Se quiser saber um pouco mais a respeito, veja o blog do John Nack. Aliás, voltando um pouco atrás sobre o lance da interface. Não poder utilizar os elementos de interfaces nativos não é o fim do mundo. Em determinados momentos estes elementos são totalmente desnecessários. Hoje já existem pelo menos 7 aplicações que foram desenhadas todas em Flash e convertidas utilizando o Flash CS5 beta. Todos estes app são joguinhos pra crianças que tem interface bastante característica.

Até o final do ano o Flash CS5 beta estará disponível para os interessados e apenas no primeiro semestre do ano que vem é que a versão final deve ser lançada. Veja mais no artigo sobre o Flash CS5 e app para iPhones na Adobe Labs.

Via Mac Magazine e Ars Technica.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: