Fonelista




Se você acordou esta semana como pé esquerdo e anda com raiva ainda sem motivo algum, aqui vai um motivo para realmente ficar irado! Existe um site brasileiro que resolveu publicar nomes, endereços e telefones na internet de pessoas que tem telefone fixo no Brasil.

O serviço se chama fonelista e apesar de ninguém ter autorizado está tudo lá, publico e notório. Pelo burburinho que começou devido a invasão de privacidade que muita gente acha que está acontecendo, já deu para perceber que os dados estão altamente desatualizados. Dizem que os dados estão pelo menos 2 anos defasados em relação a realidade.

O dominio do serviço está registrado para uma pessoa do mato grosso:

% Copyright (c) Nic.br
% A utilização dos dados abaixo é permitida somente conforme
% descrito no Termo de Uso (http://registro.br/termo), sendo

% proibida a sua distribuição, comercialização ou reprodução,
% em particular para fins publicitários ou propósitos
% similares.
% 2007-06-13 18:40:49 (BRT -03:00)

domínio:
fonelista.com.br
entidade: Classinet Publicidade Ltda
documento: 004.335.612/0001-96
responsável: Moacir Pereira

endereço: Rua hayel Bon Faker, 2435,
endereço: 79810-050 – Dourados – MS
país: BR
telefone: (67) 34115600 []
ID entidade: CPL177
ID admin: CPL177
ID técnico: MOP80

Por mim este cara merece receber todo o SPAM do mundo. Onde já se viu publicar na internet informações sem autorização das pessoas? Alguém sabe se o que o cara está fazendo é legal?

Dica enviada pela T.




Leia Também


Deixe um comentário

12 Comentários

  1. Acho que não é ilegal, já que estes dados estão em qualquer lista telefônica… Não sei.

    Responder
    • Lia

       /  23/07/2010

      Tanto é ilegal que foi tirado do ar.Lista telefônica mostra número que não estão sob pedido de sigilo ou privacidade.Ao acessarem ao cadastro eles publicaram todos,inclusive os de não figuração nas listas ou serviço 102.Ademais,ao serem questionados,acusaram a Brasiltelecom de passar o cadastro !oque é de uma ilegalidade indiscutível,sem falar que fizeram ameaças a quem reclamou.
      Só defende a fonelista quem é gente muito mal intencionada,pra dizer pouco.Invasão de privacidade é crime e é com a ciência disso que as operadoras não fornecem números de quem não figura em listas telefônicas.Há ainda o detalhe de como conseguem os cadastros,já que que só funcionários das operadoras têm acesso,o que enseja uma investigação policial minuciosa.
      O achismo é o mal que estraga esse país,entre outras coisas…

      Responder
  2. Dumpa

     /  21/06/2007

    Eu já tinha visto há um tempinho já e nem dei muita atenção, se até os seus dados da Receita Federal está a venda em camelô, por que não os telefones?!!
    Há uns dias atrás li em outro blog e nele falava de outro de um repórter do O Globo que fala sobre o assunto
    http://www.charles.pilger.com.br/blog/2007/06/13/privacidade-que-e-bom/

    http://catalisando.com/infoetc/lilipontocom.htm

    Responder
    • Lia

       /  23/07/2010

      A venda é criminosa e como conseguem os dados sigilosos também.Pode perguntar a qquer delegado…

      Responder
  3. Não sei se o que ele fez é ilegal, porém essas informações estão disponíveis na ListaOnline que tem relação com a Listel. Tem também a telelistas

    Que está na web essas informações não é tãooo novo assim

    Responder
    • Lia

       /  23/07/2010

      Não,não estão nas listas,nem no serrviço 102.Se v pede pra não configurar na lista impressa ou auxílo à lista(102) a operadora não pode fornecer e não tem mimimi.Simples assim.Faça um teste:mande retirar o seu número,depois de um tempinho ligue por 102 pedindo que forneçam,pode até dizer que é o próprio dono,não vão fornecer e se o/a atendente do callcenter o fizer estará muito,muito encrencado.

      Responder
  4. Lia de Souza

     /  18/11/2008

    Se pesquisar bem sobre “fonelista” na net vai ver lá meus comentários e denúncias.

    Foi por mero acaso.Usaram(Cúria Metroplitana de Fpolis) o tal site pra buscar meu telefone para responder a um e-mail.Como não tinha dado o fone perguntei como tinham achado, uma vez que ele é sigiloso, não consta em listas impressas ou on-line, nem pode ser dado pelo 102 da BrasilTelecon.

    Entrei em contato com o tal site para saber como tinham o número que estava/está sob sigilo( foi a mancada deles).Não era uma mera cópia dos sistemas disponíveis[telelista etc.].
    Disseram que quem tinha fornecido era a BrasilTelecom, que tinha comprado!
    Entrei em contato com a BT, mandei cópias dos mails.No começo apenas disseram que não tinham nada com isso e que eu mandasse tirar meu número de lá.
    Voltei a questionar se não tinham lido direito, os caras da fonelista estavam acusando a BR de vender dados e eles não iriam fazer nada?

    Bem, tenho tudo relatado e até publicado na net.Evidente que salvei tudo pra provar.Foi depois do contato com a BT que o site parou de funcionar.Primeiro a versão mais recente,com um número a mais nos prefixos,depois só a versão mais antiga e agora,hoje eplo menos, o site nem está mais disponível.
    Usei o próprio fonelista pra rastrear os dados que me mandaram via mail.Era de dois fazedores de games.Também o endereço que deram era da Dourados, uma lojinha de material de construção.

    Me fizeram várias ameaças via e-mail, depois comecei a receber telefonemas daquela região,orelhão,ninguém falava,só ligava.Tive de acionar a BT de novo.Nada como um telefone bem ‘equipado’…
    Enfim, parou.
    A idéia não era má, o sistema de busca era por nome, ruas e, o que é mais raro, só pelo telefone,mas ao publicar telefones que estavam sob sigilo se danaram.Sinal que compraram o cd com os dados de foram criminosa.Muito provalvemente de gente de dentro das operadoras pois são dados que SÓ que está dentro das operadoras consegue copiar.Assim como os dados da Receita Federal.

    E tudo começou com uma missa que encomendei, paguei e não foi rezada…Reclamei ao Bispo e deu no que deu.

    Ahh, sim, nem missa, nem devolução do dinheiro pago…

    Lia

    Responder
  5. Luiz Henrique

     /  19/01/2009

    Bom dia a todos,
    Gostaria que o fonelista voltasse a funcionar.
    Um site útil que pensou em um modo de procura apenas com o nº de telefone. Acho que os sites similares deveriam criar algo semelhante. Trabalho com orçamentos de obras em várias cidades e por isto preciso deste tipo de informação.

    Os sites que existem são muito ruins.

    Pessoalmente, acho que as pessoas deveriam deixar o que é bom continuar funcionando. É muito fácil estragar o que é dos outros.
    E digo isto não para quem reclama, mas sim para quem tem o poder de fechar, punir ou repreender. Deveriam ter bom senso na hora de aplicar sanções. Pior do que isto; estas pessoas não tem superiores para as quais nós, pessoas comuns, possamos reclamar.

    Por sua vez, os que se sentiram lesados pelo site tem razão de reclamar. Porém vale lembrar que não havia nenhuma indicação de que houvessem nº sigilosos no site.

    Repito o que disse acima: Os sites que existem são muito ruins. Melhorem!

    Sucesso a todos,
    LH

    Responder
    • Lia

       /  20/01/2009

      O que ele fazia era ilegal.Tanto que que teve de sair do ‘ar’.
      Ninguém pode vender cds nas ruas com dados nem da RF, nem de telefone,nada.
      Listas telefôncias são autorizadas e não publicam nem na versão impressa, nem online, telefones que estão sob sigilo, nem no serviço 102 pode ser fornecido, como foi o meu caso.
      Além de usarem dados não autorizados e desatualiazados, quando interpelados,reagiram com ameaças; tenho-as todas, impressas e salvas.
      O jornalista da Globo fez um magnífico trabalho de rastreamento e descobriu os verdadeiros meliantes por traz, o caso Lili.com.

      Concordo que o sistema de busca por número deveria ser disponiblizado on line pelas operadoras, sobretudo os fixos,que sofrem menos transferências de donos,e com atualizações constantes além do histórico dos dois últimos donos,por exemplo.
      Na verdade o serviço 102 deveria dar esses dados, salvo nos caso dos não configurdos em listas públicas.Não o fazem por preguiça,seria uma demanda grande.Até de telefones públicos enrolam pra fornecer.
      O sistema já existe, tanto que é usado por Cias. de água, Energia,Polícias Militares,bombeiros, etc.Por causa dos trotes.Também são usados por cadastros on line.quem faz compras por interner sabe que qdo preenche formulários basta por o cep e vem rua,número etc.Também com telefones confirmam.

      Acredito que se possa reivindicar o sistema de busca por telefone junto ás operadoras, não saberia dizer agora qual o caminho,seria ocaso de verificar com quem entende do assunto.Apoiaria totalmente desde que seguisse os critérios existentes de sigilo.De nada adianta bina oi identificador de chamada que só mostra número,e verificar por prefixo em listas impressas, por ruas da cidade, é um trabalho de dias e muita paciência,sópra pequenas cidades.
      Se achar um caminho, coleque aqui pra conehcimento e discussão.Mas um caminho legal.

      Lia

      Responder
  6. Hermeta Marly Coe

     /  22/07/2010

    Acho demasiada frescura essa cassação da Fonelista.Não vejo invasão de privacidade no trabalho de utilidade pública que fazia a Fonelista.
    Se alguém se sentiu incomodado deve ser por um dos seguintes motivos:
    -tem credores;
    -está se escondendo da Polícia;
    -é procurado pela Iterpol ou FBI;
    -está devendo para o narcotráfico.
    Quem nada deve, não é milionário(para temer sequestro), não é celebridade(para temer assédio dos fãs) é uma besta quadrada com mania de grandeza, que fica todo ouriçado porque alguém divulgou seu nome na internet.
    Ora, vão procurar fazer cumprir a Constituição, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e da Juventude, o Estatuto dos Idosos e outras leis, seus desocupados!!!
    Dá nôjo ver tanto “zé ninguém” cheio de pruridos de privacidade…
    Se alguém quer se indignar pra valer, saiba que cada telefonema(fixo ou celular) que vc dá fica gravado na operadora.E que cada acesso que vc faz na internet, registra seu IP e texto.
    E agora, alguém quer puxar briga com suas operadoras ou com a Microsoft?Aposto que não, pois seria pura perda de tempo – as operadoras teem licença e obrigação de gravar tudo para sua própria segurança.A Microsoft também.
    Quer saber?Viva a Fonelista, democrática, utilitária e popular!E quanto às bestas, vão se catar, cambada de ignorantes!!!

    Responder
    • Lia

       /  23/07/2010

      Só defende bandido quem bandido também é.
      Sua ignorância é oceânica em todos os sentidos.
      “Se alguém se sentiu incomodado deve ser por um dos seguintes motivos:
      -tem credores;
      -está se escondendo da Polícia;
      -é procurado pela Iterpol ou FBI;
      -está devendo para o narcotráfico.”

      Poderia desafiá-la/o a provar,mas com certeza até seu nome é falso,como todo o resto.Não tenho credores,não me escondo da polícia/Interpol/FBI,[muito pelo contrário…se é que entende].Não devo para traficante porque não estou entre os burros que usam drogas,nem mesmo cigarro comum.Nem devo para traficantes,nem sou um deles para cobrar.Justamente por testemunhar contra um é que a PF me pediu para tirar dados da lista e usar BINA.Acredito que a maioria que discorda do esquema da Fonelista,nesse fórum e em outros,seja de pessoas de bem( que não devem nem temem),e mesmo sendo “zé ninguém” a maioria preserva a segurança própria e de seus queridos,parentes ou não,bem como tem direito à privacidade,sim,ainda que não sejam ricos,famosos,celebridades,posto que estes rótulos ausentes não tornam ninguém menos digno de respeito,a menos que considere os tais “zé” meros ‘lumpens’ imerecedores de alguma dignidade,começando por negar a privacidade mais elementar reservada somente aos poderosos de algum komintern…
      Poderia acrescentar que também me livrei dos chatonildos pedintes de donativos de todo tipo,LBVs da vida.
      “Quem nada deve, não é milionário(para temer seqüestro), não é celebridade(para temer assédio dos fãs) é uma besta quadrada com mania de grandeza, que fica todo ouriçado porque alguém divulgou seu nome na internet.”

      Sua ignorância é tamanha que desconhece o fato de que é mais fácil seqüestrar quem não tem poder para pagar seguranças,haja vista a quantidade de ligações feitas de cadeias simulando seqüestros de pessoas comuns para extorquirem dinheiro,às vezes pouco,mas compensador já que não chama tanto a atenção como um seqüestro de um figurão.Isso mostra o seu desprezo pela vida das pessoas que considera ‘desimportantes’.Isto,sim,dá nojo.

      “Ora, vão procurar fazer cumprir a Constituição, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e da Juventude, o Estatuto dos Idosos e outras leis, seus desocupados!!!
      Dá nôjo ver tanto “zé ninguém” cheio de pruridos de privacidade…”

      Justamente por conhecer as leis acima,coisa que com certeza não é seu caso,é que pessoas de bem repudiam o “serviço” que você defende e que se reveste de ilegalidades num cardápio generoso de artigos tanto da CF,como do ECA,de todos os códigos civis e criminais.

      “Se alguém quer se indignar pra valer, saiba que cada telefonema(fixo ou celular) que vc dá fica gravado na operadora.E que cada acesso que vc faz na internet, registra seu IP e texto.
      E agora, alguém quer puxar briga com suas operadoras ou com a Microsoft?Aposto que não, … ”

      Sim,são gravados,e pra garantir que não serão apagados ou manipulados melhor que sejam gravados duas vezes,pelos dois lados; da operadora e do gravador acoplado ao telefone,coisa que pode ser muito útil para agilizar pedido judicial de gravações feitas junto às operadoras,desde que autorizadas.Detalhe que está ignorando:só podem fornecer os dados mediante pedido da Justiça,muito bem fundamentado.Tanto operadoras como Microsoft,Google,etc.Ou poderão pagar indenizações milionárias.

      “Quer saber?Viva a Fonelista, democrática, utilitária e popular!E quanto às bestas, vão se catar, cambada de ignorantes!!!”

      Dizer o quê do que vai aí nesse trecho?Bastou duas linhas para se revelar por inteiro um/a defensor/a não só de ilegalidades como da mentalidade funesta de certas ideologia que,sendo avessas ao estado de direito,tudo quer controlar em nome do ‘popular’.Ao mesmo tempo protege os ricos e celebridades da ação da Fonelista e a considera democrática,utilitária e popular contra pessoas comuns?Hummm.Se não for contradição é má-fé mesmo.Vindo de quem se diz com mais de 65 anos,é lamentável,não?Ops,calada!só que falta se queixar que andaram pesquisando sua vida,né não?
      O nome do estilo é ‘língua de pau’.Denuncia o autor/a assim que abre a boca…ou tecla…

      Ah!!quase ia me esquecendo!Bem-vinda ao clube dos bestas-zé-ninguém…

      Responder
  7. Cara menina!Não me envergonho de ter mais de 65 anos:passei por situações políticas onde ninguém podia ter segredo – mesmo que quisesse.Com isso aprendi uma coisa fundamental:deixar que investiguem tua vida tem dois lados.Se te dá desconforto, por outro lado, você sabe que ninguém vai poder mentir.Você pode requisitar gravações onde a verdade, boa ou ruím aparece.
    Me irrita muito é a hipocrisia das pessoas:se é para procurar teu nome, é violação -se é para pesquisar minha vida, é bom.
    Sou pela transparência total porque acredito, antes de tudo, em mim.Muita gente tem baixa auto-estima porque aceita que os outros decidam o que ele é.
    Acho, isso sim, que a redemocratização chegou em má-hora e à pessoas despreparadas para exercerem seus direitos sem violarem os direitos alheios.Nem se imaginava ter democracia na minha juventude.As pessoas eram grossas e mal-edu
    cadas em geral:umas porque podiam, outras porque não podiam nada e descontavam nos outros sua frustração.Vejo muito disso aí no episódio Fonelista, onde as pessoas arrotam um poder recém-adquirido para avacalhar um serviço sério.Te incomodou porque divulgou teu nome.Mas, se divulgasse o meu e de outros, passaria em branco por dois motivos:a)eu não tenho o que temer;b)você nem notaria…não é?
    Com o fechamento da Fonelista, perdeu-se um serviço fidedigno de informação e, você e as outras pessoas inconvenientes desse país colaboraram para a desinformação e a manutenção de serviços pasteurizados e inócuos como a lista oficial das operadoras.
    Como eu já disse, vou repetir:se não quer que seu nome seja informado, use celular.
    As operadoras de celular não informam nome de usuário.O que não está direito é que você exija que todos aceitem seu pensamento unilatera, paranóico e dúbio.
    Hoje, a 102 é uma lista tão inútil que não informa nem mesmo o telefone da Polícia e de quebra ainda diz “este telefone não existe.Consulte a lista…”Advinha porque?Porque a lista da BrasilTelecom não foi repassada à Oi – agora estamos sabendo que a raíz desse problema passa pelo crivo da paranóia e da arrogância das pessoas, que se sentem melindradas por motivos de fôro íntimo.Para sua informação, “motivos de fôro íntimo” se diz quando as pessoas não desejam expor seus motivos – é o seu caso?
    Em tempo, meu nome não é pseudonimo, pois só usa pseudonimo quem quer se esconder atrás do anonimato, de onde incomoda sem ser incomodado.
    Gosto e continuarei gostando da Fonelista: foi a lista telefônica mais eficaz do Brasil.
    Sei que existem pessoas inescrupulosas que manipulam dados, inclusive, processei algumas delas – para que saibam que não se brinca com dados alheios e que isto vai doer nos seus bolsos.
    Acho que está faltando foco, objetivos e metas reais e palpáveis às pessoas, porisso, puxam briga por causas que nada irão resultar de bom para a comunidade – só para meia dúzia de pessoas.Está faltando a gente se olhar no esp~elho e se ver como é:gente comum, capaz e lutadora, ao invés de D. Quixote lutando com moinhos de vento.Acho que você jamais viu o exagêro e o ridículo de sua reação.Seria como querer calar o vento porque te incomoda, mas refresca aos outros.
    Eu sou uma pessoa que luta por Justiça.Mas uma Justiça plena, não uma Justiça que sirva apenas à mim.
    Para teu governo, não sou “zé-ninguém”, mas pouco me importa o que você pensa, haja vista a sua maneira arrevezada e obtusa de pensar. Nem irá me admirar se você achar que devem acabar também com a 102, porque assim sua privacidade estará garantida – mas, outros milhares de pessoas estarão sem informação.Isso não te incomoda, não é mesmo?Na tua idade (seja ela qual for) olhamos demais para o nosso umbigo, que julgamos ser o centro do mundo e da galáxia.Bem, a Igreja até queimou alguns cientistas porque descobriram que a terra não era o centro do Universo – porque julgar que serias diferente?A maturidade é um estado de espírito que está longe das pessoas prepotentes e pretenciosas e é apenas isso que permite que tais pessoas façam asneiras julgando que podem apagar o Sol ou secar o mar.
    Obrigada pela inclusão, mas faço questão de me manter fora desse teu clube de “hoolligans” e vândalos da democracia.Principalmente, porque és xingada em vários blogs, inclusive com encômios nada honrosos de “#####”.O rapaz pode ter sido grosso, mas você provocou com a sua prepotência e impertinencia.
    Enfim, menina, cresça e pareça fazendo algo de útil ao invés de abraçar causas quixotescas e incômodas.Existem muitas “ONGs” dignas de empenho e de finalidades mais louváveis que a falecida Fonelista.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: