Ford Focus Electric




A terceira geração do Focus é a mais bonita de todas até agora. Lembra um pouco a geração anterior, mas tem várias coisas diferentes. Esta terceira geração é a base do Focus Electric, versão totalmente elétrica que começou a ser vendida este ano, ainda que de maneira limitada. 2012 o Focus Electric estará disponível em mais estados americanos, ainda em 2012, dependendo da procura e produção, está previsto a chegada do carro à Europa. Aqui no Brasil? Acho difícil. Se vier, vem como show car, como a GM fez com o Volt.

ford-electric

O que o FFE (Ford Focus Electric) tem de especial, além de ser elétrico? Bom, ele tem um conjunto de baterias de lítio-íon de 23kWh que é refrigerada por um líquido. Já o motor elétrico é de 100 kW (cerca de 130hp), mas acaba fazendo apenas 92 kW (ou 125 ps) e torque aproximado de 25 kgfm. A autonomia da bateria garante cerca de 160 km e a velocidade máxima é de 135 km/h.

A bateria foi desenvolvida em parceria da LG e leva 4 horas para ser recarregado utilizando um carregador de 6.6 kW de 240v. Se a voltagem baixar para 110v o tempo de carga total na bateria sobe para 20 horas.

E o preço? O preço é uma tristeza. O modelo movido à gasolina nos EUA fica em torno de 17-23 mil dólares. Já o modelo elétrico, fica na casa dos 40 mil dólares. Claro que ainda tem incentivos do governo federal e estadual nos EUA, o que faz o carro baixar até 10 mil dólares, mas ainda assim, caro se comparado ao modelo à gasolina.

Ford Focus Electric

Esta comparação é muito ruim, pois o consumidor vai saber que o carro é mais caro. A Ford pode ter errado em sua estratégia, ou não. GM e Nissan criaram carros novos exatamente para evitar esta comparação, já a Ford aproveitou um projeto de engenharia pronto e adaptou o motor elétrico e baterias.

Voltando ao carro, a Ford fez com ele o que anda fazendo com seus demais carros. Banho de tecnologia. No caso do FFE, os freios são regenerativos e recarregam as baterias quando se está pressionando o pedal para diminuir a velocidade do carro. Conectividade com o seu smartphone também está na lista do “banho”. Através dele você pode ver a carga da bateria entre outras funções. Por fim, o painel interno de instrumentos e no console central tem indicações de como o carro está funcionando.

 

Com informações da Wikipédia.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Como é e linha de montagem do Ford Focus Electric? | bernabauer.com
  2. Focus Electric Já anda pelas ruas dos EUA | bernabauer.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: