Foursquare: GPS para encontrar os amigos




Durante vários meses eu queria muito ter um espertofone para poder usar o Google Latitude. Só que eu não tinha. No ano passado, quando eu finalmente comprei o iPhone, tratei logo de instalar, mas minha decepção começou quando descobri que o Latitude não era um App, mas sim um site na internet que você acessa para atualizar sua posição e saber onde seus amigos estão. Não é bem isto, mas quase isto.

Algumas semanas depois da decepção, descobri o Foursquare que é tudo que o Latitude deveria ser, mas nunca foi. Não sei se a Google não deu a devida atenção ao serviço ou se simplesmente não se importa, mas acontece que o Foursquare tem a mesma funcionalidade do Latitude, é um programa que você instala no seu espertofone (pode ser um iPhone, Blackberry ou um com Android) e pode descobrir onde seus amigos estão.

Aliás, é mais do que isto. Funciona assim. Você chega em um lugar bacana e quer compartilhar este lugar com os amigos. Você abre o Foursquare, e faz check-in neste lugar. Digamos um cinema, então o que o aplicativo do Foursquare faz é identificar sua localização no globo através do GPS e dado sua posição ele identificar os lugares pertos que já foram informados. Se estiver na lista, você seleciona e faz o check-in. Neste momento, caso você tenha configurado, pode ser disparado um tweet informando onde você está.

Todo ser humano é por natureza competitivo. O Foursquare tem este lado lúdico de criar um quadro de líderes para uma dada localidade, digo, cidade. Então para cada novo lugar informado para o sistema da Foursquare, você ganha uma quantidade de pontos, para cada local que você realizar um check-in, você ganha outros pontos, se você for o cara que mais vai a um determinado lugar, você ganha outros tantos pontos, se você for em mais de um lugar através do Foursquare, mais pontos ainda. É ponto atras de ponto e toda semana eles zeram o contador.

Além dos pontos você também recebe selos, onde o mais importante pra mim é de “mayor” de um lugar, ou seja, “prefeito”. Se você for o campeão de check-in de um estabelecimento, você se torna o “rei do pedaço”. Bacana, né?

A idéia do Foursquare é interessante e voltada para eventos e estabelecimentos em geral, mas eu acabei desviando um pouco o conceito e agora uso-o para informar sobre o trânsito. Quem usa a linha amarela sabe que na chegada à Barra, na parte da manhã, tem um engarrafamento típico e diário. Então acabei cadastrado o engarrafamento (veja aqui) e toda vez que eu entro nele, faço o check-in. Aproveitei e usei uma hashtag (#transitorj) do @transitorjo para que o engarramento seja reportado para esta conta do twitter sobre o reporte do trânsito.

Ah sim, já ia esquecendo. Além de tudo que eu já falei, o Foursquare ainda permite que você inclua dicas para os seus amigos sobre o estabelecimento. Por exemplo, se for um restaurante, você pode indicar um prato que é muito gostoso.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: