GloboOnliners: é o Orkut do Jornal O Globo




Entreguei todo o ouro no título, mas cabe ao artigo explicar o por quê (seja ele junto ou separado, por que o pastel aqui sempre esquece da regra).

É assim, estava eu de bobeira esperando dar a hora para fazer algo realmente importante, quando mais do que sem motivo algum me deu vontade de entrar no site do O Globo. Pensei comigo mesmo, qual novidade quente vou encontrar? Mais PMs que foram para o céu? Uma ilha que desaparece no pacífico devido ao aquecimento globa, talvez? A página se abre a as noticias não me chamam a atenção. Talvez a matéria sobre pornografia no canal da Disney nos EUA, mas no mais tudo tranquilo.

Então um anúncio me chamou a atenção no topo da página. Era uma chamada para a mais nova idéia fantástica do jornal O Globo. É a comunidade do Globo Online. Carinhosamente apelidada de GloboOnliners. O nome é até divertido, não é mesmo?

Triste porém é ver a matéria que fala sobre a novidade que exagera na quantidade de links para o mesmo lugar. São 5 links + um explicito que mostra a URL letra por letra. São 6 no total então. Realmente internet não é a praia do Globo Online.

Tirando isso fui vasculhar o tal GloboOnliners. Nada de mais-mais. É um clone do orkut, mas tematizado nesta fase de lançamento com motivos Panamericanescos. Se você acha que seu login e senha do Globo Online funciona neste orkut global, está enganado. Lembra que eu falei que internet não é a praia deles? Então. Além da senha para ler o Globo Online, outra para ler o jornal em flash, se você se cadastrar no Globetrotters, digo, GloboOnliners, você terá mais um login e senha para guardar, digo, esquecer.

Nem me dei ao trabalho de me cadastrar e testar, por isso, se você o fizer, me mande suas opiniões. Ficarei feliz de ler e quem sabe publicá-las.




Leia Também


Deixe um comentário

8 Comentários

  1. Eu me cadastrei pra ver como era. Ia fazer um artigo só falando sobre ele. Lançamento, uhuuu, animal.

    Ledo engano. Lixo total, imprestável. Por favor, não percam tempo ….

    Responder
  2. putz. Imaginei que ia ser algo fraco.

    Responder
  3. Eu já acho um absurdo se cadastrar pra ler notícias, imagina pra entrar num clone de Orkut.

    Responder
  4. Eu acho que este cadastro foi criado com a idéia de cobrar pelo acesso ao conteúdo. Depois eles devem ter abandonado a idéia.

    Mas o cadastro é importante, tanto para o jornal, quanto para um simples blog. Se você pretende ganhar dinheiro com publicidade, ter uma carteira de visitantes cadastrados é ótimo numa negociação. E claro, saber o perfil de cada um.

    Responder
  5. Caros amigos,

    acho que faltaram algumas explicações.

    Por trás do Globoonliners está o ICOX – ferramenta livre brasileira para construir Orkuts em todo o país, como já está na UFF: (www.orkuff.com) e na UFRJ:(http://www.crie.ufrj.br/icox/).

    E vai estar em vários outro lugares, já que a rede está crescendo devagar.

    O Orkut, notem é algo centralizado, o ICOX instalado nos servidores das intituições, não. A idéia é essa.

    A integração com o jornal e a necessidade das senhas é uma boa crítica e faz parte do projeto, que o consolida como uma comunidade em torno de um veículo de imprensa, complementando a notícia.

    Está em curso o projeto de integração. Até o final do ano estará tudo rodando redondo, inclusive blogs e comunidades podendo se relacionar com as notícias.

    É bom explicar também que todas as melhorias feitas naquele site, no software, irão para todos os usuários que estão baixando, quase 1300 instituições brasileiras.
    http://www.icox.org.br/download/lista_download.php

    Ou seja, é o Globo – isso foi noticiado na mídia e está lá no rodapé do site, basta clicar em ICOX – investindo em software livre.

    Uma coisa que todos nós deveríamos bater palma em pé, não acham?

    Forte abraço,
    Nepomuceno
    coordenador do projeto ICOX.

    Responder
  6. Rose C.

     /  23/11/2007

    DEsde maio fiz meu cdastro no globonliners e engana-se quem pensa ser um clone do orkut. Fiquei justamente por não ser e encontrar lá pessoas inteligentes, blogs preocupados com
    com a dimenão cultural e socio política do Brasil.
    Se um dia o globonliners virar orkut eu apago meu cadastro, podem ter certeza disso.
    O único incoveniente até agora tem sido uma navegação lenta,mais ainda vale a pena pela qualidade dos posts e interatividade.

    Responder
  7. Ricardo Gonzalez

     /  03/12/2007

    Estou na Comunidade Globoonliners desde maio, e é realmente sensacional. A grande sacada de O Globo, em termos de Internet e interatividade.
    Não tem nada, mas nada mesmo que ver com Orkut. É uma comunidade para gente antenada, inteligente, e que realmente FAZ a diferença no mundo virtual.
    Nunca podia crer que haveria um espaço com tanta qualidade, gente bonita, cultura e AMIGOS DE VERDADE!!
    É mil.Recomendo, mas que seja gente como a gente!!

    Responder
  8. Essa foi boa!

    Entrei lá e o Globoonliners avisa que encerrou suas atividades.

    Todavia, prometem uma reenvestida como uma comunidade daquelas, sabe-se lá, de arrasar?

    Quem sabe!

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: