Golpe engana usuários de WhatsApp prometendo desabilitar aviso de leitura de mensagem




Nas últimas semanas a internet anda em pânico por conta da funcionalidade que o WhatsApp liberou para seus usuários. Além de avisar que a mensagem foi entregue ao destinatário, agora também avisa quando a mensagem foi lida. 

Caso você não esteja sintonizado no presente, pequeno “recordar é viver”: WhatsApp é um popular programa de troca de mensagens através da internet que conquistou o mundo por sua praticidade e custo inferior ao SMS. Através dele é possível trocar mensagens, imagens, arquivos de som e até mesmo vídeos entre usuários do sistema. Também é possível criar grupos de pessoas e trocar mensagens no grupo.

NewImage

A novidade é que a mensagem enviada agora tem confirmação de leitura. A confirmação é dada através da indicação das setinhas azuis, como na imagem acima. Lembrando:

– Uma seta verde é que a mensagem foi enviada do seu aparelho

– Duas setas verdes é que a mensagem chegou ao aparelho de destino

– Duas setas azuis é a indicação de que a mensagem foi lida

Bem simples. A pegadinha é que muita gente se incomodou com o fato do WhatsApp indicar que a mensagem foi lida. Não entendo o motivo para tanto “auê”, mas tudo bem. 

Golpistas viram uma ótima oportunidade para enganar pessoas e ofereceram maneiras de desabilitar o aviso de leitura, mas no fundo não passam de golpes. Entre os golpes já conhecidos existe um que pode gerar uma conta salgada para quem cair.

O golpe pede que o usuário visite uma página e informe o numero do seu celular para receber um código e assim efetuar o download da suposta solução.

Ao ingressar seu número na página, o usuário não lê as letras pequenas abaixo com as condições do serviço que dizem que a partir da primeira mensagem que receber, ele estará autorizando a cobrança de US$1,80 dólares (aproximadamente R$4,70 reais) por mensagem recebida com um máximo de 25 mensagens por mês. O ataque, nesse caso, não ocorre com foco em obter dados pessoais do usuário e sim receber um valor em dinheiro.

Este golpe foi detectado pela ESET na américa latina, mas sem casos conhecidos no Brasil.

Neste meio tempo, Facebook, que é quem é dono do WhatsApp, lançou uma atualização para o App que desativa o aviso de leitura se o usuário assim quiser.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: