Google Analytics, Woopra e Piwik




A Computer World me apresentou uma lista de 11 aplicações grátis que poderiam ser utilizadas em empresas. Claro que lá estavam WordPress e Drupal, mas uma penca de outros sistemas de BPM, BI, CRM e ERP estavam na lista. Inclusive opções de sistemas de comércio eletrônico.

Na lista eu descobri um concorrente do Google Analytics e do Woopra. O primeiro ainda é gratuito, já o segundo tem uma modalidade grátis, mas limitada. Existem diferenças entre os dois “produtos”, por mais que ambos sejam ferramentas para mostra estatística de acesso aos seus sites ou blogs. O Woopra é para mostrar estatísticas em tempo real, já o Google Analytics é uma ferramenta para literalmente olhar o passado. A partir dele você pode extrair lindos relatórios e ser feliz.

O concorrente destes dois é o Piwik. Nome é horroroso, mas a sua interface não. Ao invés de contratar o serviço, como o Google Analytics e o Woopra permitem, o Piwik funciona como o WordPress. Você baixa o código fonte, coloca no seu servidor e voilá. Você é dono de sua própria estatística. O chato é que você precisa fazer todo o capacity planning de ter ainda mais este serviço no servidor do seu blog.

O que precisa para rodar o sistema de estatística opensource com nome bizarro? Apache, PHP e MySQL. Só pra variar, né? Se você usa um blog com WordPress e gostaria de gerar estatística com o Piwik, você pode até utilizar um plugin que eles fizeram. Aliás, já existe uma penca de plugins que você pode adotar.

Se você gostou da idéia, experimente online o demo que está disponível. Achei realmente interessante, mas preciso primeiro ver se vale a pena, pois o consumo de CPU por conta do PHP e ainda o volume de dados gerado na base de dados deve ser grande pacas e pode prejudicar a performance do servidor.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: