Google Gears

Google Gears pode ser a coisa mais inovadora deste primeiro semestre da Google. Por que? Oras, por que promete realizar uma coisa que nunca antes foi conseguida. Claro que minha última frase é totalmente leviana e baseada em totalmente nada além do meu conhecimento falho das coisas.

Mesmo não sendo, talvez, o primeiro aplicativo a permitir o uso offline de dados, acredito que a maneira com a qual a Google desenvolve o Google Gears pode ser um marco importante no Web 2.0. O grande barato do Gears permite que por exemplo o Google Reader esteja disponível quando você não está conectado à internet.

No meu computador, que é um Mac, consegui instalá-lo por que ele funciona como uma extensão do Firefox e segundo o artigo do Mike (como se eu fosse íntimo do caboclo!) o Gears instala um servidor local e uma base de dados para fazer um cache dos dados online. Se você é um interessado no assunto de como AJAX funciona offline, o artigo do mike é um bom ponto de partida. Depois você segue para a documentação oficial da Google sobre o Gears.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Google Gears”

  1. […] Google Gears é uma ótima ferramenta. Para ver novamente o que ela é capaz de fazer, releia o artigo no qual apresentei a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *