Google Transporte Público




A Google anunciou na semana passada que agora é capaz de calcular rotas no Google Maps utilizando o transporte público disponível nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Para a capital paulista é possível calcular rotas usando ônibus, metrô e trens. Já para a capital mineira só ônibus e metrô.

Até junho do ano que vem o Google Transporte Público deverá chegar as regiões metropolitanas de São Paulo, campinas e baixada santista. Aqui no Rio não tem nem previsão de chegar. Será que a Google acha que aqui quem usa o Google Maps não usa transporte público? Enfim, se você quiser conferir, basta acessar http://maps.google.com.br/

A disponibilização das informações sobre as rotas dos transportes públicos nessas duas cidades é fruto de uma parceria do Google com a SPTrans (São Paulo Transporte S/A), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte). No caso da cidade de Belo Horizonte, o Google Mapas disponibilizará rotas de ônibus e metrô. Em São Paulo estarão disponíveis rotas de ônibus, metrô e trem.

“A inclusão de rotas de transporte público torna o Google Mapas ainda mais relevante para os usuários brasileiros, sobretudo dessas duas capitais. É uma ferramenta concebida para reunir informações e imagens que facilitarão a vida dos usuários”, afirma Alex Dias, diretor geral do Google no Brasil. “Com a facilidade de acesso por computadores ou por celulares, o Google Mapas torna-se ainda mais útil para quem está nessas metrópoles”.

Para José Ignácio Sequeira de Almeida, presidente da EMTU/SP, “a ferramenta é importante para a valorização do transporte público e para mostrar ao usuário do transporte individual que suas viagens nos ônibus podem ser planejadas de forma confiável”, afirma. “A informação torna mais amigável a relação entre o cidadão e o serviço de transporte coletivo e certamente nos ajudará a atrair novos usuários”.

“A informação, cada vez mais, é fundamental na prestação de serviços para a população. A parceria que estamos iniciando com a Google amplia o conjunto de serviços e informações a todos os usuários do transporte coletivo, oferecendo uma nova forma de ter acesso às rotas de ônibus e metrô de Belo Horizonte”, afirma Ricardo Mendanha, diretor-presidente da BHTRANS. “A capital mineira, que está completando 111 anos, está entre as primeiras cidades da América Latina a oferecer esse tipo de serviço aos usuários, melhorando a qualidade de vida dos belo-horizontinos”.

A SPTrans está muito satisfeita com a concretização da parceria com o Google, pois ela permite melhorar ainda mais a qualidade da informação fornecida ao usuário de transportes públicos da cidade de São Paulo, que possui a maior frota de ônibus do mundo. Para a SPTrans, o Google Mapas se torna mais um canal online de acesso às possibilidades de transporte coletivo oferecidas aos moradores da cidade. Além disso, a parceria representa um importante salto em termos de tecnologia e inovação.

Essas são as duas primeiras cidades da América Latina a ter a funcionalidade disponível. As rotas de transporte público estão atualmente disponíveis em outras 75 cidades no mundo, nos Estados Unidos e Europa. Elas são  consideradas uma funcionalidade essencial para quem está planejando viajar e precisa pesquisar itinerários de transportes públicos com fácil visualização. O grande diferencial desse serviço está na facilidade de busca e inclusão de rotas a pé até os ponto de ônibus ou estações de metrô, além da qualidade das imagens oferecidas pelos mapas e pelas fotos de satélites.

Via IDGNow.

PS: eu tentei usar o calculo de rota para a cidade de são paulo, mas as alternativas públicas de transporte não estavam disponíveis ainda. 🙁




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Nitai

     /  05/02/2009

    Em recife existe um sistema de geração de rotas de ônibus e metrô, http://www.onibusrecife.com.br , não é do google e funciona melhor que o deles no meu ponto de vista, até pq o google não cobre essa região.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: