gPhone vs iPhone




As vezes eu acho simplesmente ridículo ver a mídia tradicional provocar um embate entre tecnologias ou empresas quando na verdade não existe nada. Eu li recente um título de artigo no Globo Online que me deixou chateado. Dizia algo como “Google declara guerra contra iPhone“. Isto é falso.

Hoje em dia não tem como duas empresas ficarem em pé de guerra. Exceto é claro quando ficam disputando patentes. A Google se aproveita do fato do iPhone trazer uma experiência nova e bastante proveitosa para navegar na internet, o que é ótimo para operadoras, usuários e a Google. Eu sei disto e você também. Então uma guerra entre os dois não tem sentido.

Ainda que a Google esteja fazendo um sistema operacional para celulares, não é a mesma coisa de fazer o que a Apple fez. A Apple é uma empresa de hardware, tudo bem que eles fazem outras coisas também, mas se negócio principal é fazer hardware. Acontece que ela também faz o software que é necessário para este hardware funcionar. E ela é a única que pode fazer isto. Então de certa forma Google e Apple podem ser competidores e alguma crítica e disputa pode acontecer entre estas duas empresas.

A Google aposta em um sistema aberto que não (deve) ter custo para ser instalado no smartphone. Já a Apple, apostou no oposto. Sistema Operacional fechado, lacradão, mas se viu forçada e mudar de estratégia e abrir aos poucos as portas ao coração do OS X para iPhone. O SDK está na praça e cá entre nós, apesar de necessário manter o iPhone travado para uma única operadora, chegará uma hora onde a Apple deveria vender iPhones desbloqueados.

Voltando ao gPhone vc iPhone. Não existe gPhone, mas sim apenas o Android e da boca do povo da Google, os aparelhos com Android venderão mais que iPhone. Eu preciso de um celular novo e vou esperando para trocar o celular. Enquanto o meu funcionar vou mantendo o pobre coitado no meu bolso, mas eu já sinto a coceira no bolso para comprar algo logo.

O iPhone 2.0 deve sair até julho, os celulares com Android até o final do ano e caso tudo der errado, o Tytn II ficará mais barato e acessível. 😉




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. alexandre

     /  28/02/2009

    o q é androide?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: