GPS Grátis: Google, Nokia e… só.




Na semana passada eu publiquei a informação de que a Nokia estava oferecendo gratuitamente o seu software de GPS. Claro que meu pai se interessou pelo assunto, já que ele tem um Nokia N85 e no final de semana eu tive que ajudá-lo.

Mapas de GPS existem aos milhares. Ok, mentira. Existem nas dezenas se muito. A Google foi a primeira a oferecer o serviço de navegação com instruções curva-a-curva de maneira gratuita. A pegadinha é que para usar o serviço da Google é necessário ter conexão à internet o tempo todo, ter um smartphone com versão do Android compatível com o serviço e ainda estar dentro da “área de cobertura” que a Google determinou, que até o momento que eu escrevi este artigo ainda era restrito aos EUA.

Assim que a Google anunciou que não cobraria pela serviço, todos de imediato decretaram a morte de empresas como TomTom e Garmin, que são as duas maiores fornecedoras de produtos de navegação por GPS. Acontece que mesmo que o serviço passe a ser grátis, a compra de um aparelho ainda se faz necessário e se estas empresas continuarem seu foco em criar aparelhos e equipamentos para captar o sinal de GPS elas ainda podem sobreviver.

Dificilmente a Google vai atrapalhar o negócio da TomTom, Garmin e outras empresas que hoje exploram o serviço. A Nokia tem o seu serviço de navegação via GPS em seus milhões de telefones pelo mundo e ainda assim sua utilização não é tão popular quando o dos concorrentes Garmin e TomTom.

Agora surgiu um artigo falando que a Apple está pressionada pela Nokia. Também acho isto pouco provável.

Neste final de semana me vi obrigado a ajudar meu pai a habilitar o tal Ovi Mapas no seu N85. Foi um parto. Gincana nefasta e cheia de programas que precisaram ser baixados para que o novo software de mapas seja instalado no Smartphone. Sem falar que apenas o programa é que é grátis. Navegação curva-a-curva para usar no carro ou à pé ainda é um serviço pago. Pelo menos foi o que entendi pelo confuso esquema de páginas da Nokia. Na página da Nokia em português diz que apenas dois modelos suportam o tal Ovi Mapas, mas na página da Nokia em inglês para a Europa existem uma infinidade de aparelhos suportados, inclusive o N85 do meu pai. Uma confusão só.

Se o serviço de mapas da Nokia veio ameaçar alguém, é a própria Nokia, por que a solução é ruim demais da conta. Eu não recomendaria para ninguém. É muito mais prático ter um aparelho de GPS.

Agora se você me perguntar se a Apple vai oferecer um serviço de navegação via GPS de graça, eu respondo que ela já faz isto. Tudo bem que requer conexão de internet ativa para usar o Google Maps, mas de um jeito ou de outro é um serviço que você não paga nada para adquirir. Dependendo do plano de dados que você tiver acaba sendo grátis mesmo. Agora sobre a Apple oferecer seu próprio software de navegação e passar a concorrer com a TomTom, aí eu já acho difícil. A Apple sempre foi uma empresa de hardware. Criar um software para GPS parece agregar pouco para o modelo de negócio da Apple, sem falar que ela iria “foder” com os desenvolvedores que já investiram tempo e dinheiro para ter seus apps de navegação no iPhone.

O último GPS grátis que eu testei foi o Nav4All. Uma merda. O da Nokia não chega a ser tão ruim quanto o Nav4All, mas não é tão bom quanto o TomTom para o iPhone. Diz o ditado que nem tudo que é caro, é bom, mas tudo que é barato é uma merda. No caso dos GPS, grátis não é o caminho.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Gustavo

     /  11/02/2010

    Para o Ovi Mapas funcionar offline você precisa baixar o Map Loader (procure no baixaki) e através deste programa passar o mapa do país que quiser e o voz em portugues para o N85 do seu pai. Pronto, funcionará offline.
    Mesmo assim ainda prefiro o Garmim. O Nokia sempre me bota em roubadas, tipo indicar para entrar numa rua que é contra-mão ou até entrar numa viela só para pedestres…

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: