HP ePrint: imprimindo a partir do seu smartphone




No dia 20, enquanto o mundo babava pelas novidades da Apple, eu passei o dia participando do evento da HP onde a nova geração de impressoras foram lançadas e foi seguida pela visita à fábrica de impressoras que conhecemos. Abaixo você pode ver o vídeo com os momentos chaves do evento. O rapaz careca da HP é o vice presidente anunciando as novidades. O mestre de cerimônias foi Marcelo Tas.

A coletiva, aliás, acho que uma das primeiras que participei, foi ótima. Clima de lançamento e experimentar as novidades antes de qualquer um tem sabor especial. As impressoras agora tem suporte ao ePrint que permite que você imprima em qualquer impressora (dadas as restrições) sem que você esteja conectado diretamente à ela. Não precisa mais de driver instalado, não precisa de cabo, nada disto. Tudo que você precisa garantir é que a impressora esteja conectada à internet e que seu endereço de email esteja na lista de remetentes autorizados a imprimir.

Fácil não? E realmente parece que é bem simples de usar também. No dia do evento, não consegui testar esta funcionalidade por conta de algum problema na configuração dos equipamentos e da rede do local, porém o novo recurso parece ser uma mão na roda por que precisa apenas de email para funcionar.

Achei a solução um pouco frustrante por conta da utilização do email como forma de levar a impressão do smartphone (ou qualquer outro dispositivo) para a impressoras, mas depois de conversar com a @garotasemfio, realmente vi que para ser simples, fácil e de ágil funcionamento, nada melhor do que o email. A frustração da solução não ser mais hightech ainda bate forte no meu peito. O vídeo abaixo apresenta o ePrint.

Uma das coisas destacadas na apresentação é a segurança do ePrint. Acontece que só fazer uma lista de remetentes autorizados não é lá grandes coisas. Forjar o envio de mensagens fingindo ser A ou B não é muito difícil e o envio de SPAM que sai diretamente na sua impressora é algo que eu não vou gostar de ver. Outra coisa que não gostei é o fato das mensagens destinadas à impressoras serem enviadas para um endereço que é criado de maneira aleatória em sua criação. Assim. A HP cria um endereço de email para sua impressora parecido com [email protected] e este todo o conteúdo que você for imprimir vai parar no servidor da HP. “Como assim, Bial?”

Por mais que a palavra segurança tenha sido pronunciada várias vezes. Fico com o pé atrás de mandar imprimir algo que vai parar num servidor na internet. Aliás, faltou dizer uma coisa muito importante. Quais os formatos de arquivo que podem ser impressos? Pois bem, vamos à lista.

  • Microsoft Word
  • Microsoft Excel
  • Microsoft PowerPoint
  • Adobe PDF
  • Arquivos de imagem
  • Arquivos HTML
  • Arquivos Texto e RTF
  • Documentos XPS

Outra coisa que me chamou a atenção nas novas impressoras é a existência de Apps que rodam no equipamento. Você agora é capaz de imprimir por exemplo a primeira página com noticias do Yahoo ou o Sudoku do dia. Isto apenas para dar algumas dicas do que os Apps são capazes de fazer. Para ver quais apps estão disponíveis, pode passar alguns segundos na página onde eles estão listados todos os 12 que já existem.

O portal onde é possível fazer configuração do ePrint e para buscar apps para sua impressora é http://www.hp.com.br/ePrintCenter

Para ver mais fotos do evento, veja o Flickr da HP.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: