Minha procura por um novo celular começou. Porém não tenho pressa para escolher o substituto do meu SonyEricsson K700. Quero escolher um celular que me atenda e que seja melhor do que eu tenho hoje.
Atualmente o HTC S710 é o grande favorito para habitar meu bolso e ser meu celular querido. Pelo que andei vendo o aparelho é um ótimo smartphone. É um PDA movido a Microsoft Windows Mobile 6, aparentemente um dos primeiros a ser movido pela nova versão do sistema operacional para smartphones da Microsoft, e também é um celular.
Deixa eu explicar por que disse “e também é um celular”. O aparelho, apesar de ter um sistema operacional de PDA, ele tem cara e formato de celular. É o famoso candybar format. O melhor é que ele tem um teclado qwerty escondido. Basta fazer um slide e voilá. Lá está o tecladinho pronto para ser usado.
Lendo as especificações técnicas dá para ficar feliz, mas não impressionado. A tela por exemplo, é de TFT, mas não tem nem de perto a mesma quantidade de cores que o Nokia N95 tem. São 65 mil cores contra 16 milhões. Goleada.
Se continuarmos na lista, vamos a capacidade de transmissão. S710 é quadband, mas não tem HSCSD nem 3G (HSDPA), tem apenas EDGE e GPRS. A lista continua com Wifi b/g e bluetooth 2.0 A2DP.
A camera é de 2 MP, mas sua lente é de plástico como a maioria dos celulares. Perde feio para o N95 que tem lente Carl Zeiss e 5MP de resolução, mas ganha do Treo 750, cuja camera tem 1.3MP. Naturalmente que ter um camera no celular com resolução maior do que VGA é ótimo, mas 5 MP é totalmente over. 1.3 é uma pequena evolução, por isso acho a resolução de 2MP perfeito.
A resolução da tela é de 240×320. Ao contrário da maioria dos Smartphones que rodam Windows, O S710 tem resolução maior graças a versão do Windows Mobile. A versão 5 tinha uma limitação que forçava a tela ser 240×240. Isso trás uma boa vantagem ao aparelho sobre a concorrência.
O tempo de bateria é ótimo, segundo esta avaliação. O avaliador conseguiu 3 dias de uso de bateria com 45 min de utilização de WIFI/EDGE, 30 min de telefone e ainda uma hora de utilização de vídeos e MP3. Adorei.
Vendo os vídeos e fotos do aparelho, fiquei preocupado. Tive a impressão de que ele é bem gordo, mas não. Apenas uma ilusão de ótica. O S710 é 3 mm mais comprido, 4 mm mais largo e 2 mm mais magro.
Uma dica legal do vídeo abaixo é o programa VoIP BUSTER que aparentemente transfere ligações da rede de voz para a de dados.
O S710 é bem legal. Apesar de eu não gostar de partes móveis em celulares, o teclado móvel acaba passando desapercebido, por seu formato e suas características. Até onde eu vi o maior problema do smartphone da HTC é seu processador. Com apenas 200MHz, o cérebro pode ser responsável pela lentidão de troca de orientação da tela quando o teclado slide é acionado. Porém para o primeiro smartphone, acho que é um ótimo começo para mim.
Deixe um comentário