HTC S710




Minha procura por um novo celular começou. Porém não tenho pressa para escolher o substituto do meu SonyEricsson K700. Quero escolher um celular que me atenda e que seja melhor do que eu tenho hoje.

Atualmente o HTC S710 é o grande favorito para habitar meu bolso e ser meu celular querido. Pelo que andei vendo o aparelho é um ótimo smartphone. É um PDA movido a Microsoft Windows Mobile 6, aparentemente um dos primeiros a ser movido pela nova versão do sistema operacional para smartphones da Microsoft, e também é um celular.

Deixa eu explicar por que disse “e também é um celular”. O aparelho, apesar de ter um sistema operacional de PDA, ele tem cara e formato de celular. É o famoso candybar format. O melhor é que ele tem um teclado qwerty escondido. Basta fazer um slide e voilá. Lá está o tecladinho pronto para ser usado.

Lendo as especificações técnicas dá para ficar feliz, mas não impressionado. A tela por exemplo, é de TFT, mas não tem nem de perto a mesma quantidade de cores que o Nokia N95 tem. São 65 mil cores contra 16 milhões. Goleada.

Se continuarmos na lista, vamos a capacidade de transmissão. S710 é quadband, mas não tem HSCSD nem 3G (HSDPA), tem apenas EDGE e GPRS. A lista continua com Wifi b/g e bluetooth 2.0 A2DP.

A camera é de 2 MP, mas sua lente é de plástico como a maioria dos celulares. Perde feio para o N95 que tem lente Carl Zeiss e 5MP de resolução, mas ganha do Treo 750, cuja camera tem 1.3MP. Naturalmente que ter um camera no celular com resolução maior do que VGA é ótimo, mas 5 MP é totalmente over. 1.3 é uma pequena evolução, por isso acho a resolução de 2MP perfeito.

A resolução da tela é de 240×320. Ao contrário da maioria dos Smartphones que rodam Windows, O S710 tem resolução maior graças a versão do Windows Mobile. A versão 5 tinha uma limitação que forçava a tela ser 240×240. Isso trás uma boa vantagem ao aparelho sobre a concorrência.

O tempo de bateria é ótimo, segundo esta avaliação. O avaliador conseguiu 3 dias de uso de bateria com 45 min de utilização de WIFI/EDGE, 30 min de telefone e ainda uma hora de utilização de vídeos e MP3. Adorei.

Vendo os vídeos e fotos do aparelho, fiquei preocupado. Tive a impressão de que ele é bem gordo, mas não. Apenas uma ilusão de ótica. O S710 é 3 mm mais comprido, 4 mm mais largo e 2 mm mais magro.

Uma dica legal do vídeo abaixo é o programa VoIP BUSTER que aparentemente transfere ligações da rede de voz para a de dados.

O S710 é bem legal. Apesar de eu não gostar de partes móveis em celulares, o teclado móvel acaba passando desapercebido, por seu formato e suas características. Até onde eu vi o maior problema do smartphone da HTC é seu processador. Com apenas 200MHz, o cérebro pode ser responsável pela lentidão de troca de orientação da tela quando o teclado slide é acionado. Porém para o primeiro smartphone, acho que é um ótimo começo para mim.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

11 Comentários

  1. osny

     /  07/08/2007

    Uma coisa que nós brasileiros não devemos nos preocupar na aquisição de celulares gsm é a existência ou não de conectividade 3G neles..

    mas um HTC deve ser uma ótima escolha, se hoje eu fosse trocar o meu n80 por outro, provavelmente seria um HTC, poucas chances de ser nokia, pra variar um pouco hehehe

    Responder
  2. Pois é… Imagino que o 3G deve vir no ano que vem, aí fico com receio de comprar um celular que vai me deixar feliz durante alguns meses apenas. Não consigo comprar um equipamento sabendo que ele já está ultrapassado.

    Responder
  3. Me ajude

     /  08/08/2007

    Poxa Bernardo, agora to até revendo meus conceitos a respeito do modelo dito aí… eu sempre achei ele feio e “grandão” pelas fotos, agora pelo vídeo (considerando que o cara não é um gigante com mãos grandes hehehe) deu pra perceber o quão gracioso o modelo é.. pequenininho, não tão largo, e na espessura, é ainda mais fino que um N80 do amigo “osny” ali (hehehehe)…
    Agora uma coisa que peca (e pra mim é fundamental) é a tela sensível ao toque, que para um smartphone de verdade (hehehe, só pra sacanear) é necessário… além do tamanho da tela (que é menorzinha) e ainda o teclado que com certeza tem teclas mais juntinhas (já que não tem stylus e vai precisar mesmo delas, que sejam boas) lembrando-me até um blackberry da vida hehehe….

    agora, uam dúvida…
    esse negócio de que WM5 não suporta resolução acima de 240×240?? Já vi tantos modelos com resolução semelhantes ao do modelo citado neste artigo, onde também rodava o WM5…

    mas ó, um excelente aparelho. Agora, pense também na questão de 3G e HSDPA.

    Mas ó, mudei meu conceito, adorei o design dele!! (que o markenting da HTC mude as fotos então euraureehura, elas mataram o telefone, só esse vídeo aí pra me fazer pensar nele hehehe)…
    abraços.
    Ah, e osny, o N80 é um aparelho bom também, mas não ter nem um QWERTY, é f***….

    Responder
  4. Eu acabo de comprar o S710 (chega em 2 semanas), mas vem ai o HTCS730 (voce ja pode acha-lo no Google, que tem o que esta faltando no S710, alem de ser mais leve e a camera vir com flash.

    Esperar pelos aparelhos? Sempre haverá um que está para ser lançado e que seria melhor do que o que voce está comprando… Como, aparentemente, alem do HTC S730, o Samsung Ultra Smart F700.

    Mas queria me livrar do meu Palm 650 e partir para um aparelho que tivesse o windows, pois o sincronismos para mim com o oficce e principalmente com o MicrosoftOutlook é muito importante e a palm em materia de sincronismo varias vezes me deixa preocupado. por ex., tenho dificuldade de sincronizar em mais de um computador, mesmo usando so softwares da Chapura e tenho certeza que um WM será mais natural e consistente neste ponto
    Grande abraço, e parabéns pelo Blog/Site

    Responder
  5. Gostaria de receber notificações quendo houverem novos comentários

    Responder
  6. osny

     /  08/08/2007

    Me Ajude, até concordo que um qwerty é importante, já tive um nokia 9300 e adorava o teclado, mas pra mim nunca teve muita utilidade.

    Responder
  7. S730? Santo Cristo. Tá anotado aqui para fazer pesquisa. Junto com o N80 que eu preciso vasculhar também. Sobre o Windows Mobile 5: Em todos os lugares que eu li a respeito de smartphones e sistemas operacionais de PDA, lembro vivamente de que a limitação de resolução é culpa do WM5. O Palm OS por outro lado não tinha este problema de resolução baixa.

    Sobre a tela sensível ao toque. Eu não faço questão disto num smartphone. Prefiro ir teclado do que ter que usar uma canetinha ou o mega ultra finger pointer tabajara que pode ser usado para tirar meleca e cera do ouvido! :mrgreen:

    Responder
  8. JEFERSON

     /  13/03/2009

    Caro Bernardo, eu também estou pesquisando sobre este aparelho e no sitie http://www.bernabauer.com/htc-s710/ que ele roda – Pocket Office (Word, Excel, PowerPoint, PDF viewer). Eu não entendi bem. Este aparelho apenas reproduz estes formatos de arquivo, ou também é possível editá-los. Parabéns pelo blog! Aprendi bastante com ele.

    Responder
    • O Pocket Office, até onde eu sei permite sim criar novos arquivos e editar existentes, mas eu acho que este aparelho já foi substituído por outros mais novos.

      Responder
  1. Overdose celulítica e HTC S730 por bernabauer.com
  2. A escolha do celular: conclusão. por bernabauer.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: