HTML5 ou Adobe Flash




A Apple tem uma maneira bastante bizarra de dar saltos tecnológicos. Nem sempre os consumidores ficam felizes com as decisões em relação ao quando e como os saltos acontecem. A Apple foi uma das primeiras a adotar portas USB, foi também a primeira a abandonar unidades de disco flexível e nos últimos anos foi a primeira a adotar o padrão de conexão DisplayPort e agora decidiu abraçar o HTML5 ao invés do Adobe Flash.

Steve Jobs, durante o evento All Things Digital, conversou com Walt Mossberg e durante o papo que você pode curtir um pouco no vídeo acima explicou por que o Flash não faz parte das tecnologias que a Apple aposta para o futuro. Veja, não quer dizer que o Adobe Flash está morto, pois não é isto. O que Jobs está dizendo é que o Flash não será mais tão fundamental e seu pico de utilização está no passado.

Para ver mais informações sobre este papo com Walt, recomendo ler o artigo da CBS News. Lá você vai ver que a Apple adota tecnologias em seu período de primavera, onde ela está florescendo e crescendo. O Flash, segundo a metáfora, estaria em seu outono e ainda assim várias pessoas reclamam que o Flash é necessário e desejado no iPhone/iPad. Tecnicamente é possível e a Adobe tem demonstrado o Flash rodando em outras plataformas. Porém se o Adobe Flash fosse tão necessário assim, as pessoas não comprariam o iPad e segundo os últimos números um iPad foi vendido a cada 3 segundos. Se isto não quer dizer que as pessoas gostam do iPad, certamente eu não sei.

Novas tecnologias estão em desenho e a aposta da Apple é o HTML5. Para oferecer um estudo de caso e justificar sua escolha pelo HTML5 e CSS3a Apple montou uma página onde ele é demonstrado em alguns exemplos simples. Veja aqui. A pegadinha porém é que para usar a página é necessário utilizar a última versão do Safari. Não entendo muito bem por quê, afinal, Firefox tem suporte para HTML5, assim como o Opera e o Chrome, ainda que em níveis diferentes de suporte. Veja aqui.

Em linhas gerais gosto do HTML5. Ele consome menos CPU que o Flash e parece ser bem mais fácil de implementar sem contar que não requer uma ferramenta específica para desenvolvimento.

Quer ver mais exemplos de HMTL5? Veja o Akihabara, SketchPad e Darkroom.

Via The Guardian e Mar Rumors.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. JMS

     /  08/06/2010

    É não sei não, HTML5 é uma tendencia o flash já está consolidado, vamos esperar para ver!!!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: