Impressões sobre o Magic TrackPad




Este ano resolvi comprar um Magic TrackPad da Apple para substituir o Mighty Mouse que tem para variar entope a bolinha de tempos em tempo. Eu tenho um Mighty Mouse com fio e outro sem fio. Ambos tiverem destino parecido. Bolinha entupida e por fim, aposentadoria por invalidez.

O Apple Magic TrackPad foi um presente de Natal que eu mesmo resolvi me dar, afinal, eu fui um bom menino durante o ano de 2010 e para ter alguma felicidade no final do ano, nada melhor do que um presente do pomar. Ao invés de esperar até o Natal para abrir a caixa mais simples da Apple, revolvi logo colocar a criatura para funcionar assim que os Correios entregaram o presente aqui em casa.

Naturalmente perdi a hora brincando com a configuração do Magic TrackPad. Assim que coloquei ele para funcionar do jeito que eu gosto, comecei a brincar com os multitoques que o trackpad oferece para o OS X. Achei bem interessante que a Apple tenha mandado as baterias já no seu devido lugar e a única coisa que precisei fazer para colocar o Magic TrackPad para funcionar foi ligá-lo.

Em sua embalagem ainda vem um simples manual que eu li para entender como tudo funciona e o mais impressionante é que ao invés do equipamento ter sua chancela da ANATEL impresso como é no caso do iPhone, o Magic TrackPad vem com um adesivo muito do torto colado em seu verso.

Ignorei o adesivo e após quase uma semana de uso, me impressiono com o consumo de bateria. O indicador de estado de carga da bateria ainda está em 100%. Bem diferente do Mighty Mouse wireless que eu tenho, cuja bateria não dura nada. Vale a pena dizer que o Magic TrackPad é wireless com bluetooth e eu não o desligo em momento algum.

Adorei brincar com o Preview para rotacionar imagens e fazer zoom, mas depois de um tempo, isto não alegra mais, afinal, o sentimento contrário é que te toma. Frustração este é meu sentimento com o TrackPad, só porque a maioria dos meus programas não suporta multi touch.

Baixei então o Firefox 4 beta que tem suporte inicial para o multitouch e depois de algum tempo fiquei feliz, mas removi o dito por ele ser muito bugado ainda. Ainda no Firefox 3, consigo algum suporte de multi touch, usando 3 dedos para ir à página navegada anteriormente, mas no Firefox 4 o suporte é ainda muito melhor.

Em linhas gerais adorei ter comprado o Magic TrackPad ao invés do Magic Mouse. Estou gastando um tempo para aprender os novos gestos que dependendo da quantidade de dedos tem funcionalidade diferente. O mais difícil para usar até agora é o swipe com 4 dedos lateralmente que depois requer a utilização de um único dedo para alternar entre aplicações.

O swipe de 4 dedos para cima e para baixo são bem práticos. O primeiro mostra o desktop e o segundo trás as todas as janelas abertas para você escolher qual você quer em primeiro plano. Para minha sorte a janela de configuração do Magic TrackPad trás na sua parte direito um vídeo demonstrando os gestos. Tratei de ver todos e já estou quase craque na sua utilização. Se você não viu os vídeo explicativos, veja no vídeo abaixo.

Minha única reclamação é a impossibilidade de fazer clique com o botão do meio. Existem dois métodos para fazer clique com o botão direito no TrackPad. Uma é utilizando dois dedos e a outra é configurando o TrackPad para aceitar o clique nos cantos inferiores como sendo botão direito. E o botão do meio? Bom, a Apple não tem este suporte de maneira nativa. Só usando gambiarras para ter botão do meio. Uma pena.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Eu estava pensando em também comprar um. É muito difícil para se acostumar a ele? Já testou com algum game?

    Responder
    • me adaptei muito rápido. A única coisa que me faz falta é o botão do meio… agora jogos. Bom, preciso começar a jogar no Mac. Se me arrumar um lugar onde dê para comprar jogos para colocar no meu iMac, eu agradeço. E também faço o teste! 😉

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: