Indicador de atividade em disco e mais





Esta dica pode parecer ser de Mac, mas não é. Na verdade é um programa para ser usado em máquinas virtuais (ou não) que sejam Windows. No trabalho estou mexendo bastante com VMWare e instalações de Windows XP para serem utilizadas por usuários comuns.

Comecei esta lama com usuários mais alto nível, como desenvolvedores de sistemas. Naturalmente é de grande ajuda quando você está fazendo testes em um sistema, acompanhar a atividade em disco e consumo de memória e CPU. Aí você me diz. Bernardo, você é um mané. Como você não conhece o Task manager? Ele mostra a quantidade de CPU sendo consumida no instante e ainda mostra uma histórico dos últimos segundos. Sem falar que mostra alguma coisa de memória também.

Eu sei, coração, mas o DriveGLEAM não faz somente isto. Ele acusa a atividade em disco. E não é de um disco apenas. A tela que está aí é apenas para configuração. O grande barato dele é que ele fica ali no cantinho direito, na “system tray” e tem ícones bastante úteis que ajudam a ver se o HD está escrevendo ou lendo.

Na máquina virtual “não existe um disco físico” que você possa ver um LED e ver se aquela máquina em específico está lendo loucamente em disco ou não. Você até tem um disco, porém ele é compartilhado entre várias máquinas virtuais e aí você não sabe quem é o culpado.

Pois bem, não sofra mais! Instale o DriveGLEAM na sua máquina virtual se seja feliz. Eu instalei até na partição do bootcamp, afinal, o MBP não tem luz para indicar atividade em disco e no OS X eu uso o iStats Menu para mostrar a atividade em disco.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: