Instalando OpenAds




Neste artigo vou ensinar a instalar um gerenciador de anúncios para o seu blog. A idéia é ser um guia para ajudar na instalação e não uma receita de bolo pronta para uso. Afinal cada hospedeiro tem suas peculiaridades e funções diferentes.

O que você vai precisar:

  1. última versão do OpenAds
  2. servidor Apache, MySQL e PHP
  3. usuário e senha criados no MySQL
  4. acesso FTP ao seu servidor
  5. navegador, vulgo browser

Para resolver o primeiro item da lista, você precisa efetuar o download do OpenAds.

O segundo item precisa ser resolvido por você mesmo. Recomendo que você instale o OpenAds em um diretório na sua hospedagem, de preferencia num subdomínio (http://subdominio.seudominio.com). Esta configuração você pode providenciar você mesmo. Existe uma recomendação de que a instalação seja feita em uma pasta dentro do seu domínio (http://www.seudominio.com/openads), assim você não terá problema para servir anúncios localmente e sem usar o recurso o invocation code com javascript.

Terceiro passo: Criar um usuário na sua base de dados muda de hospedeiro para hospedeiro. Para fazê-lo acesse a página de administração da base de dados que você tem acesso. É provável que seja um phpMyAdmin. De posse deste usuário e senha crie uma base de dados exclusiva para o OpenAds. Não é bom compartilhar bases de dados entre sistemas diferentes.

Acesso FTP? Acredito que você já tem um funcionando. Este ponto ser diferente para usuários avançados. O mais simples é fazer o download do OpenAds, deszipar no seu computador e fazer upload de todos estes milhares de arquivos para o servidor, porém para o usuário avançado recomendo fazer upload do arquivo zipado para o servidor. Depois é só acessar via telnet ou ssh e rodar o comando para descompactar o arquivo na pasta correta. Economiza um tempão. Eu tentei fazer isso, mas o gunzip não reconheceu o arquivo zip. Meus conhecimentos de linux são limitados, mas acho que o problema foi minha falta de conhecimento.

Navegador? Ah, vai! Você vai usá-lo o tempo todo. Recomendo firefox, mas você pode usar qualquer um.

Com os arquivos nos seus devidos lugares, acesse a URL do subdomínio que você criou. Se todos os arquivos estão no lugar correto, você deverá ser redirecionado para http://subdominio.seudominio.com/www/admin/install.php

Vá clicando em Continue. Quando você chegar em 50% da instalação, você precisará informar o login e senha do usuários de MySQL, nome do servidor de MySQL e ainda o nome da base que você criou no MySQL.

Em 75% da instalação você precisará escolher login e senha que você usará para acessar a página de administração do OpenAds.

E terminou. Fácil, não?

Eu estou usando a versão beta do OpenAds que tem uma penca de novas funcionalidade e ainda um problema resolvido. A divisão probabilistica no OpenAds antigo era meio louca, nesta versão 2.3 beta isto está resolvido.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

10 Comentários

  1. Cara, você sabe como se inserem anúncios do Openads nos feeds RSS? Tem como?

    Valeu!

    Responder
  2. O que eu faria neste caso é fazer um plugin para o wordpress e atrelar o código do anuncio ao feed de RSS. Isso é relativamente fácil para fazer. Eu acho que existem alguns plugin prontos que permitem incluir qualquer tipo de texto ao feed.

    Responder
  3. Bauers.

    A manha é que o anúncio tem que ser do tipo externo (imagem), e tem que ser inserido no RSS como uma tag IMG. Minha dificuldade estava sendo que meu anúncio era HTML, o que funciona perfeitamente para o site, mas não para o feed.

    Se você der uma olhada no feed do sarmento.org já vai ver um bannerzinho no final.

    Valeu pela atenção!

    Responder
  4. Cara! Valeu!! Instalei e deu tudo certo… aliás, o único problema foi que selecionei o idioma português e os caracteres especiais estão todos desconfigurados… mas isso é o de menos.

    Grande abraço.

    Responder
  5. Eu nunca adotei o idioma Português para o OpenAds. Na versão 2.0 a tradução era péssima.

    Responder
  6. Danilo Borges Pereira

     /  31/10/2007

    Só funciona no firefox? em portugues não tem como deixar com os caracteres normais?

    Responder
  7. instalei o Openads conforme descrito acima, porém ao gerar o código por zona não aparecem no site. o que pode estar errado?

    Responder
  8. duques, qual tipo de código você utilizou? javascript? javascript é a melhor opção.

    Responder
  9. Olá

    Eu instalei o OA no meu site mas na verdade não tenho o menor tempo ou disposição para estudar e usar o sistema. Será que não há ninguém que preste o serviço de administrar o OA para terceiros? Você conhece alguém?

    []

    Responder
  10. O Google tem um sistema para isto agora… Mas cá entre nós, ao invés de ficar rotacionando banners, melhor colocar as peças fixas e estudar o retorno.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: