Eu fiquei muito curioso para saber como é o funcionamento do Android. Com o anúncio que o SDK tinha sido liberado, eu fiquei pensando se existia duas coisas. A primeira e mais óbvia é a possibilidade de instalar o Android num celular já existente. A segunda coisa é se o SDk tinha um emulador.
A resposta para a primeira pergunta veio mais fácil do que eu imaginava. A resposta é não. Não é impossível, mas daria um trabalhão danado para fazer o Android caber no celular e ainda configurar todos os drivers para teclado, tela e outras coisinhas necessárias para o celular funcionar.
A segunda pergunta veio depois da instalação do SDK no meu Mac. (
Muito simples. Depois de ver o tutorial na página do projeto Android, parti para a linha de comando e executei. Voilá! O Android estava rodando lindo e magicamente na minha tela.
Depois de vasculhar a interface básica fiquei muito impressionado com o que vi. Lembrando um pouco a interface do Mac OS X, não sei porém se é de propósito ou não, fiquei muito a vontade e achei as coisas com facilidade. A navegação entre opções é ótima e bastante intuitiva.
O segundo passo para continuar rasgando seda para o sistema operacional da Google para telefones seria instalar programas já disponíveis para a plataforma. A coisa não é tão simples assim. Ainda não existem muitos programas. Para falar a verdade, a única coisa que existe disponível quando eu escrevi este artigo eram 3 programas. Snake, Lunar Lander e Note Pad. Todos feitos pela Google. Você pode ver a lista aqui.
Para continuar a brincar com o Android você vai precisa de alguns links. Além do repositório de programas não oficial, você vai precisa do grupo oficial de discussão em inglês do Android. Você pode ainda tentar o grupo de discussão não-oficial.
Outra boa pedida é acompanhar o blog oficial do Android. E se você quiser entrar no clima Android, baixe os papéis de parede oficiais.
Marcos
/ 03/04/2008pra quem esta querendo desenvolver aplicativos para o Android, tem um fórum bem interessante: http://www.portalandroid.org