Intense Debate




Sexta passada eu vi o link no dashboard do meu blog que o Intense Debate passou a ter suporte para Gravatar. Legal, mas você não faz a mais puta idéia do que o Intense Debate faz, né?

Deixe me explicar. Intense Debate é um sistema para controlar comentários. Muitos blogs tem seus comentários controlados e mantigos pelos próprios CMS (Content Management System), ou seja, nos blogs com WordPress (que é o meu caso) o próprio WordPress tem a capacidade de controlar os comentários. O MT a mesma coisa, Blogger.com idem e assim vai. O que o Intense Debate faz é manter os comentários e agrega um monte de funcionalidades que os CMSs existentes não tem. Até podem ter, mas precisa instalar uma penca de plugins adicionais para fazer tudo, mais ou menos.

Eu nunca fui muito fã deste tipo de controle externo ao blog sobre o conteúdo. Por ser grátis, o SLA (Service Level Agreement) é questionável, e dependemos da boa vontade deles para recolocar no ar algo que está “kaputt”.

Acontece que o Bruno viu algo de bom no Intense Debate e resolveu testar. Isto acabou acendendo uma luz de alerta. Será que finalmente temos algo de espetacular para me convencer a mudar o sistema de comentários do meu blog?

Bom, quase! O Intense Debate é ótimo em termos de funcionalidade. Tem “reputação” para os comentaristas, e se você se cadastrar no sistema deles, você nem precisa mais se identificar em cada blog onde você costuma comentar. Ele lembra quem você é e a única coisa que você precisa informar e o comentário que você quer publicar. Um adianto só.

Eles tem ainda suporte para o OpenID, mas não tem como impedir que usuários “não cadastrados” comentem. Coisa que eu quero fazer já tem tempo.

Como o Bruno acabou dizendo, realmente é chato que o serviço seja apenas em inglês. Porém, vasculhando o fórum deles, achei um pedido de tradução para o português. O sistema de fórum também tem uma coisa legal que permite que você pode fazer sua a dúvida de outrem. 😉 Tudo que você precisa fazer é entrar na página do pedido e clicar em “I have this question, too!”. Clicando ali, após o seu cadastro no sistema, sua pergunta ou pedido se junta ao do moço que fez o pedido originalmente. Quem sabe isto não prioriza a tradução para português?

Além do problema da tradução, outra coisa me incomodou. Importar os comentários antigos. Eu sou uma pessoa de extremos. É 0 ou 1. O Intense Debate funciona no WordPress com ajuda de um plugin. Na parte de configuração tem algumas ferramentas legais que ajudam, mas acabam não resolvendo. Você pode escolher se quer usar o Intense Debate em todos os artigos ou apenas naqueles que não tem comentários. Legal, mas como eu faço para importar os comentários do meu blog para o sistema deles? Bem, tem um botão lá que faz o export e import, mas não achei em lugar algum as instruções de como fazê-lo.

Ainda não será desta vez que vou passar a usar um sistema externo para controle de comentários aqui no bernabauer.com, mas para testar, coloquei-o no caramaluco.com pra ver como fica.





Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Só cliquei em importar e ele importou todos de uma vez. Como eram muitos comentários, demorou um pouco, mas funcionou que é uma beleza.

    Acredito que o campo ao lado do botão seja para colocar o id dos comentários que quer importar, mas como fiz todos de uma vez não sei para que serve ;).

    Até agora estou gostando bastante, tendo em português, voou pensar seriamente em usar como padrão em todos os blogs.

    Abraço

    Responder
  2. Eu tentei importar mas sempre dava erro. Até achei que estava usando de maneira errada. Vou tentar novamente importar para ver o que acontece.

    Responder
  3. Olá,

    Eu instalei (e desinstalei) o Intense Debate no meu blog. Mas, os comentários não apareciam lá. Só apareciam no site do Intense Debate. Achei estranho e incoveniente. É assim mesmo? Ou configurei algo errado?

    Um abraço,
    Maurício.

    P. S.: que plugin é esse seu, do “Avise me quando houver novos comentários neste artigo”?

    Responder
  4. Quando um site tem muitos comentários o Intensedebate é muito bom, já que permite que os acessos ao banco de dados não sejam feitos no seu blog e sim no motor do intensedebate. Economiza muitos recursos do seu server.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: