Uma das coisas que eu fiz nestas férias, foi levar o notebook para tentar dar uma atualizada no blog. Infelizmente não deu para fazer isto por dois motivos. O primeiro é que mal tive tempo para pensar em artigos. O segundo foi mais determinante. O preço da internet. Me recusei a pagar 25 reais por dia pelo acesso a internet.
Meu protesto durou sólidos 3 dias. Foi quando resolvi testar o acesso a internet via GPRS utilizando a conexão bluetooth entre o MBP e o k700i (usei também o motorola da minha mãe, explico por que mais adiante). Fiz testes com duas operadoras em dias diferentes. No terceiro dia utilizei o meu k700i com a operadora Oi.
Não tive problema algum para configurar a conexão. Clica aqui, clica ali e pápum. Levei sólidos 2 minutos. Não precisei fazer qualquer alteração na configuração do Firefox para acessar a internet. A conexão foi bem mais lenta do que esperava. Claro que eu sabia que a coisa é bem mais lenta que a banda larga de casa via ADSL, mas sério mesmo. Foi bem mais lento. Me lembrei dos tempos de BBS e acesso via Dial Up com a Openlink.
Dois dias mais tarde tentei repetir a façanha, mas me deparei com dois problemas. Os problemas parecem vir em pares! hum… A primeira coisa é que eu passei uns 45 minutos conectados desta maneira (BT + GPRS). Isto consumiu quase toda a bateria do celular que estava carregado desde que sai de casa e permaneceu desligado o tempo todo até eu ter a brilhante idéia de fazer este teste. A segunda coisa foi erro meu. Esqueci o celular ligado dentro do armário onde não tinha sinal. Com isto os 25% restantes de bateria devem ter ido para o beleléu.
Sem meu celular, tentei colocar meu chip no celular da minha mãe, mas ele é bloqueado. Tive que então me virar com o celular TIM da Motorola. Coloquei para funcionar, mas sofri um bocado. Primeiro batalhei para entender a lógico nebulosa dos menus (EM PORTUGUÊS!) do celular. Confusão da porra! Quando finalmente ativei o bluetooth, descobri que só dá para acessar a internet utilizando um proxy da TIM.
Se isto não fosse o suficiente, o proxy deles faz algum tipo de parsing sinistro nas páginas e qualquer coisa que tenha algum tipo de erro de validação XML, simplesmente não é mostrado. Foi assim que eu descobri que meu blog não pode ser acessado! Eu quase tive uma sincope nervosa achando que o blog tinha sofrido algum ataque. Ainda bem que passado o terror inicial, minha racionalidade tomou conta do cérebro e eu descobri este problema.
A conexão pela TIM foi bem mais rápida, atingindo 22 kB/s de pico, mantendo uns 7-10 de média.
Com o consumo do bluetooth em alta somado com o GPRS descobri que a melhor solução para acessar a internet utilizando um celular é que ele tenha pelo menos um carregador através da porta USB. Assim o celular pode ser carregado pelo computador enquanto é usado para acessar a internet. Pensando melhor, já que está na porta USB, seria mais prático acessar via USB e não bluetooth. hum… Não tinha pensado nisto. Pequeno upgrade na solução.
O melhor mesmo é pegar uma destas assinaturas de WIFI que agora tem por aí. A Vex por exemplo tem uma cobertura enorme, em diversas cidade e nos melhores hotéis. E nem chega a ser tão caro assim. Sai o preço de banda larga cabeado. hum… celular pra que mesmo, hein?
Deixe um comentário