internet sem fio para todos!




O jornal vem anunciando diversos projetos de internet sem fio pelo mundo a fora e no Brasil as coisas seguem pelo mesmo caminho. Primeiro foi copacabana a receber a rede sem fio. Depois será a vez da baixada a receber a cobertura (no bom sentido) do wifi. Aliás que garanhão.

O objetivo do governo é que o estado inteiro seja coberto pela rede sem fio. É bastante estranho que o governo esteja tão empenhado ao ponto de destinar 43 milhões de reais para realizar este sonho realmente bizarro de um mundo digital conectado.

Em um país onde camelô vende filme pirata por 10 reais nas esquinas para gerar mais dinheiro para traficantes, a rede sem fio, certamente será muito bem utilizada por computadores dos mesmos traficantes para baixar ainda mais filmes. Não dá para entender por que este devaneio louco de cobrir o estado com uma rede sem fio onde o povo mal tem dinheiro para comprar um computador de 900 reais.

A menos é claro que o projeto contemple apenas o acesso a páginas especificas que o governo permita para fins educacionais. Eu não vi nenhum detalhe específico, mas se for para liberar internet sem restrições, eu acho que é jogar 43 milhões no lixo.

Você pode conferir alguns artigos que o meu amigo Alex me enviou. Tem este que é do site da Faperj que participa do projeto e ainda dois artigos do jornal O Globo.

Aliás, o projeto tem um quê meio publicitário, já que com sua execução o Estado do Rio de Janeiro entra no grupo dos 3 maiores projetos de internet sem fio do mundo.




Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. É exatamente isso que você falou. Propaganda. O Rio de Janeiro (e seus governantes) querem ser reconhecido como uma das primeiras cidades totalmente coberta por rede sem fio. Com certeza é isso – não que justifique gastar R$43 milhões nisso.

    Devia pegar esse dinheiro e investir em hospitais e segurança para a população. Quem vai ter coragem de tirar um notebook da mochila para desfrutar da internet gratuita? Se nem na zona sul as pessoas tem coragem de fazer isso, imagina na baixada!

    Responder
    • Agliberto Vieira Barbosa

       /  13/08/2009

      Senhor Eduardo Marques,sou morador da baixada (D.Caxias) ,pobre,ignorante …
      mas não tão burro assim pra perceber que o senhor é mas um daqueles demogogos
      nojentos.E com ja disse antes,devido minha ignorancia não tenho facilidades de encontrar palavras que definam pessoas como vc.
      Portanto so me resta dizer soca sua demagogiasinha no…………………………….

      Responder
  2. Quem sabe num celular com Wifi? Pode ser que assim alguém use…

    Responder
  3. Rafael Garcia - Desenvolvedor de Action Script

     /  06/03/2008

    Não concordo com a opnião dos senhores, até acho que os mesmos deveriam pensar um pouco mais antes de falarem este tipo de bobagem. Vocês já pensaram na revolução cultural, e educacional com esse acesso? E outra, não é apenas laptops que conectariam as mesmas, qualquer computador teria o acesso por wifi…Imaginem as criaças que não tem condições de pagar por internet, ou, a redução de gastos de pequenas empresas com internet. Sou um profissional do ramo e digo, por favor..antes de serem críticos em um assunto tão delicado, pensem nos prós e contras, pensar que um camelô vai piratiar mais é burrice, não são os camelôs que pirateiam, e sim fornecedores, que normalmente são de classe média, isso não vai alterar, quem faz esse tipo de coisa vai continuar fazendo. Se os senhores continuarem a pensar em contra-evolução, para diminuir os gastos com o governo ou a pirataria, por que não simplesmente são a favor do deligamento da luz e corte de toda a internet? Assim voltariamos para a idade da pedra, e o sonho de uma comunidade sem defeitos seria realizado…Um simples mundo, onde a globalização não existe, nem o avanço.

    Responder
  4. até que sua idéia não é tão ruim assim, Rafael! Vamos cortar a população mundial pela metade e acabar com luxos como carros, luz e água encanada. A evolução vai continuar existindo, sempre, só que será num ritmo muito mais lento e o ser humano será mais capaz de assimilá-la e aproveitá-la.

    Eu sou estou te provocando. 😉

    Responder
  5. Agliberto vieira Barbosa

     /  30/06/2008

    Poxa! eu sou meio ruim de encontrar palavras para dizer o que penso,mas,certamente não encontro dificuldades para entender o que leio,ao menos até este momento ” pirataria,traficantes,propaganda de politico etc.. “. Pelo amor de Deus direcionem seus olhos,pensamentos ou sejem la o que for,para um lado mais positivo,que certamente são muitos.Pensem nisso,e talves até iram sentir a vida mais gostosa,um abraço.Haaaaaaa,uma observação,a mensalidade da velox banda larga para mim é um absurdo,para os ditos traficantes,piratas etc… ja é de graça,pois quem paga são os autores de quem eles roubam e ainda sobram muito para eles.Concordem comigo vai… Mais um abraço tcauuuuuuuuu.

    Responder
  6. OmniHIHI

     /  13/08/2009

    quer dizer que serão 43 milhões jogados no lixo ? dinheiro este que será, como poucos, destinado exclusivamente a inserção digital de milhares de pessoas (que por acaso, é a maioria da população brasileira) pobres e carentes. sinceramente achei muito infeliz tal afirmação, que remete aos tempos do nazismo e idade média, com intuito de querer dividir os seres humanos em classes “melhores” ou “piores”, quer dizer que na opinião dos senhores a internet como meio de popularização da informação para as massas deveria ficar contida em uma elite que por acaso ocupa o topo da pirâmide social, elite esta que bem sabemos, sempre manipulou ou tentou manipular as informações que chegam às multidões para seu bel-prazer ? por favor. os senhores que acham que este dinheiro é um desperdício deveriam estar boquiabertos ao saber que entidades Oficiais ROUBAM BILHÔES, debaixo de nossos olhos e pessoas como os senhores permanecem de bocas fechadas, como se fosse algo normal, por favor. serão 43 milhões muito bem empregados como nunca foram neste país. Sei que o Post é antigo, mas não pude conter minha raiva ao ler tal informação. Sou Profissional de TI (Programador) e digo: que seja marketing, que seja motivação política, se todos os políticos resolverem trabalhar para o povo desta forma por marketing ou quaisquer motivos políticos que sejam, então a mudança tão aguardada por nós chegou.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: