Invasão de privacidade




O que seria invasão de privacidade? Algo que certamente revela algo íntimo sobre um determinado ser, certo? A definição exata pode até não ser esta, mas é o que eu guardo na minha cabeça. Por que eu estou abordando este tema?

Bem, hoje eu li um artigo na Reuters sobre o caso da Alemanha que se recusa a participar do circo de horrores que deve aportar nos aeroportos europeus, bom, pelo menos nos 27 países que formam a Comunidade Européia. Os alemães acham que colocar scanners de corpo inteiro seriam invasão de privacidade.

Se este scanner for algo não invasivo, não vejo por que não colocar isto em prática. Acho muito pior ter que tirar sapatos e abrir a mala no aeroporto como se fosse suspeito de algo e outros passageiros passarem sem ter que passar por este transtorno. O scanner seria uma ótima alternativa e teria que ser usado em todos, da mesma maneira que os detectores de metais que são usados nos principais pontos turísticos da Espanha.

Se a vinda do scanner de corpo inteiro veio para trazer mais segurança, não vejo por que não adotar. Aliás, agora que eu me toquei. O artigo não é claro se será usado um equipamento ou se será outro ser humano para fazer o “scan”. Me sinto mais confortável quando uma máquina, que não pode julgar ou tirar conclusões faz este trabalho. Ser humanos são cheios de preconceitos e julgamentos errados.

Nas empresas, funcionários acham que suas contas de email são pessoais, mas na verdade não. O email é da empresa e não do funcionário. É o mesmo conceito de telefone. O telefone não e do funcionário, é da empresa. Ela paga a conta, ela fornece o equipamento. A empresa pode sim abrir a conta de email e verificar seu conteúdo. Isto não é invasão de privacidade.

Voltando ao caso dos aeroportos europeus, acredito sim que seja uma máquina que vai fazer o “scan”. A tecnologia de scanners de corpo inteiro existe desde o começo do ano passado e parece que está em uso nos EUA.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: