iOS 4 chega, mas os apps precisam ser compatíveis




Hoje o iOS 4 é liberado para as massas. Ele foi desenhado, claro, para o novo iPhone 4, mas os iPhones e iPods de gerações anteriores conseguem aproveitar algumas das novidades. Não pretendo entrar no detalhes do que funciona em qual versão de hardware, mas vou entrar numa questão bastante importante.

O iOS4 promete o tão esperado multitasking que é a execução de mais de um app ao mesmo tempo. Para o consumidor normal, isto quer dizer que qualquer app pode ser rodado em segundo plano em sua totalidade, mas acontece que não é bem assim. A Apple levou um tempo para implementar este recurso, não por que ela não soubesse como fazê-lo, mas por que lhe faltava o “jump-of-the-cat” (ok, eu desenho pro Tio que não entendeu: pulo do gato) que faria o recurso ser perfeito. O grande problema de multitasking é que os apps ficam rodando em segundo plano e matam a bateria do espertofone. A Apple precisava evitar repetir os erros que os demais fabricantes de sistemas operacionais para este tipo de dispositivo e entre 2007, ano do primeiro iPhone e este ano, foi tempo mais do que suficiente para que a plataforma do sistema operacional fosse adequada para o jeito que a Apple imagina ser a melhor.

Você está entendendo onde eu estou chegando? É isto mesmo. O App não roda em segundo plano do jeito que está. A Apple implementou de um jeito que apenas um pequeno módulo do app roda em segundo plano, economizando assim tempo de processamento e bateria. Aliás, faz todo sentido. Pra que se preocupar com atualizar interface se não está sendo visualizada?

Se existe um jeito de implementar o multitask, isto quer dizer que os apps precisam ser atualizados para dar suporte a novidade. Por tanto, quando o iOS chegar ao seu espertofone ou iPod Touch, fique esperto. Os apps precisam ter sido atualizados para suportarem a execução em segundo plano.

O TechCrunch já tinha telegrafado isto e no final de semana publicou um artigo onde você pode conhecer os melhores apps que já foram atualizados para serem executados em segundo plano. Na lista estão:

  • Evernote
    Permite fazer upload e download de notas em segundo plano e também gravar notas de audio
  • Dropbox
    Faz upload e sincronização dos dados em segundo plano
  • Zagat to go
    É capaz de incluir eventos no calendário do iOS e também para a nova resolução do iPhone 4.
  • LinkedIn
    Apenas suporta a rápida troca entre aplicações

Virão em breve:

  • Loopt
  • Pandora
  • Twitterrific 3
  • Navigon
  • Foursquare



Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: