iOS 5: Quais as novidades?




iOS 5 foi anunciado agora em junho, mas ele só chegará aos seus iGadgets na nossa primavera. Até lá você pode ir lendo sobre cada uma das 200 novidades, das quais 10 receberam destaque durante a WWDC’11. Só para lembrar as 10:

Notificações

Completamente renovado e bem parecido com o que existe no Android. Mais do que isto. A Apple contratou o rapaz que oferecia através da Cydia (local onde existem apps para iPhones que sofreram JailBreak). Com isto as notificações dão um grande salto. Pra começar, notificações não mais interrompem a execução do app rodando em primeiro plano.

Notificações também podem ser vistas na lock screen, quando o iPhone está travado. E pra concluir a previsão do tempo e ações da bolsa se tornam widgets que podem ser vistos na tela de notificações.

Newsstand

É a versão do iBooks para revistas e jornais. Sua grande diferença é que ele é capaz de fazer o download de novas edições sem que você precise clicar em algo. Durante a noite o download pode ser feito sem grilo algum.

O que o torna diferente do iBooks é que não existe um aplicativo onde as publicações ficarão te esperando. O Newsstand tem uma loja exclusiva para publicações (revistas e jornais), mas não é um app. Ele é apenas uma pasta.

Twitter integrado

Twitter é uma configuração nativa e cada cliente que você baixar poderá usar as credenciais que você já configurou no seu dispositivo. Mais do que integrar a autenticação única, a maioria dos apps tem agora a opção de enviar algo para o twitter. Dá para twitter a partir do Safari, Photos e outros apps que vem por padrão no iOS.

Outra grande novidade decorrente da integração com o Twitter é que no app de contatos é possível herdar a foto do serviço de microblogging. Neste ponto, a integração foi vencedora. Faria muito mais sentido que a integração fosse com o Facebook, mas não querem que seja assim.

Safari

Está cada vez mais parecido com a versão para computadores. Agora ele tem a função de READER que mostra apenas o conteúdo. Enviar páginas por email é possível e agora além do link, o conteúdo da página vai junto. Se você acessa páginas no seu iGadget e quer ler em outro dispositivo, pode usar o Reading List, que é sincronizado em todos os seus iGadgets e também no Safari do seu computador. Abas também agora existe de maneira mais prática.

Reminders

Lista de atividades a serem executadas finalmente vem ao iOS. Falta agora só um app de calculadora para o iPad. Reminders é um app que te permite colocar lista de atividades para serem executadas em determinado dia ou em determinado lugar. Ao invés de ser um app solteiro, o Reminders pode ser usado para sincronizar com o iCal, Outlook ou com o iCloud.

Camera

Tem como melhorar o app de camera? Tem e não tem. Pra começar dá pra melhorar a performance, mas a Apple foi além. Colocou um botão de atalho na lock screen e finalmente colocou o botão de “+” (aumentar o volume) e também melhorou o AE/AF (Auto Esposure e Auto Focus). Graças ao iCloud, o app de fotos agora pode enviar suas fotos automaticamente para a internet e a sincronia com o computador é feita como mágica. A camera agora também conta com um grid para ajudar na composição de fotos.

Photos

Agora você pode fazer edições básicas no seu iGadget. Dá para remover olhos vermelhos, recortar, rotacionar e melhorar a imagem, usando um botão mágico que já existe no iPhoto. Acima fotos antes e depois de aplicar o “auto melhorar”.

Ainda tem na lista um messenger integrado para quem tem iGadget. É um serviço de mensageria que permite, através da internet, a troca de mensagens. É algo similar ao BBM do Blackberry, mas que permite troca de imagens e texto. Calendário, Game Center e Mail também receberam melhorias. Mas dentre do resto, o que mais é legal é a sincronização via WIFI, suporte a multigestos no iPad e por fim, a falta de necessidade de ligar ao computador para ativar o seu iGadget. Isto quer dizer que mesmo para atualizar o iOS não será mais necessário o download do SO (sistema operacional) inteiro, agora as atualizações serão apenas para as notificações e tudo poderá ser feito através do próprio iGadget.

Para ver todas as novidades mais importantes, pode ver a página da Apple ou você pode ver as novidades no vídeo abaixo.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. iOS 5: Quais as outras novidades? | bernabauer.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: