iOS 8: Quais as novidades?




Tanta espera, tanta animação, pra que? Assim que terminei de instalar o iOS 8 no meu iPhone 5c, veio aquela sensação e vazio. Nenhuma mudança. Tudo igual. Pelo menos à primeira vista. Tirando o novo ícone de coração chamado “Health”, nada parece ter mudado. Onde estão as novidades?

Tirando alguns apps rebeldes e comportamentos estranhos que o novo sistema operacional ainda apresenta por conta dos erros, existem novas funcionalidades. Vamos à elas.

Última localização

NewImage

Agora a opção “Find My iPhone” tem uma configuração adicional, que curiosamente não vem ativada por padrão. Na imagem acima, você a vê na parte de baixo (pra cima, embaixo, puxa e vai! hehehe). Ela, quando ligada, envia para a Apple a última posição conhecida do dispositivo quando a bateria atinge nível crítico. 

A última localização conhecida do dispositivo pode ser acessada através da função “Find my iPhone” no iCloud via web. Já para configurar basta ir em “Settings” > “iCloud” > “Find My iPhone”. Recomendo ligar as duas opções presentes na tela.

Leitor de Cartão de Crédito

NewImage

Calma. No Safari, quando você tiver que preencher nome, números e validade do seu cartão de crédito, você pode escaneá-lo usando a câmera. Basta selecionar a opção quando a caixa de texto do site a oferecer. Nada de leitor da tarja magnética ou do chip. Tolinho.

Dedo duro de consumo de bateria

NewImage

Esta certamente é reveladora. Agora o iOS oferece uma maneira de descobrir qual app mais consome a disputada bateria do seu dispositivo. Para descobrir qual é o app mais comilão vá em “Settings” > “General” > “Usage” > “Battery Usage”. É provável que você se surpreenda.

Reconhecimento de voz para digitação

Para que digitar? Digitar é para os fracos! Agora você pode, EM PORTUGUÊS, ditar suas mensagens. Sim, isto mesmo. Você vai notar que nos campos de texto onde o teclado aparece, um novo ícone aparece ao lado da barra de espaço: um microfone. Ao acioná-lo você pode começar a ditar o seu texto e de uma maneira bem peculiar, a sua voz será traduzida para o texto.

Funcionaria de maneira mágica se não fosse o entendimento de “velha-surda-da-praça” que o iOS apresenta. 😉 Abaixo um vídeo em inglês. Eu teria gravado um em português, mas sabe como é: “tenho que evitar a fadiga”, como diria o Jaiminho do Chaves.

Time Lapse

Eu sou um fã de time lapse. A câmera do iOS agora oferece este recurso. Você pode selecionar este novo modo de captura de imagem no app da câmera. Acione, aponte e no final você terá um vídeo. Simples assim. 

NewImage

Timer para foto

Outra coisa que o app de câmera ganhou foi o timer para tirar fotos. Nada mais de selfies bizarras. Agora você pode apoiar o dito em algum lugar e tirar a foto com todo mundo. Tem dois tempos pré-determinados: 3 e 10 segundos.

NewImage

Limpeza de mensagens antigas

iMessages vai acumulando e acumulando e você nunca apaga. Pois bem, agora tem uma configuração que você tem três opções para escolher: Nunca apagar as mensagens, apagar após 30 dias ou depois de um ano.

NewImage

Convite de reunião

Agora você pode recusar um convite de reunião e informar qual o motivo da recusa. 

NewImage

Teclados

Se antes você podia incluir idiomas para digitar seus textos, agora você pode ter outros teclados. Isto quer dizer que empresas podem fazer seus próprios algoritmos de correção ortográfica específicos para cada grupo de indivíduos que sejam o foco delas.

Ainda existem várias outras funcionalidades. Estas são só algumas. Se você usa uma que não esteja na lista, coloque abaixo nos comentários e compartilhe com todos.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: