iPad 2




Assim que o iPad foi lançado, fiquei com vontade de possuir um. E sei que ele não passa de um iPod touch grande, mas depois de usar o iPhone por dois anos, sei que a tela maior faz uma diferença enorme. Contudo, sigo uma regra bem clara e fácil de seguir: “Evite a primeira geração de qualquer produto da Apple”.

Segui à risca. O iPad 2 foi lançado numa sexta feira logo após o carnaval. Cerca de um mês depois do lançamento eu viajei aos EUA e achei que seria fácil comprar um iPad, mas não foi. Fui em 3 lojas diferentes no Sul da Califórnia e nenhuma delas tinha iPad, mas na por que não receberam, mas sim por que acaba rápido. As filas se formam quase 3 horas antes da loja abrir, que já abre uma hora antes apenas para vender iPad 2.

Um amigo que esteve em NY, passou pelo menos problema. Ficou duas horas na fila e só conseguiu comprar um iPad CDMA. Eu por outro lado fiquei apenas uma hora na fila e consegui comprar a versão que eu queria. A mais barata, até mesmo por que o bolso é pequeno.

Câmera

O iPad 2 tem duas câmeras. Uma para videoconferência e outra para tirar fotos. Tirar fotos com o iPad não é muito pratico. O iPad é grande, relativamente pesado para segurar com uma mão só e o botão fica num local que é longe de se apertar quando se segura o iPad com as duas mãos, mas não torna a atividade impossível.

Talvez a câmera que mais será usada no iPad 2 é a câmera que tem a menor resolução. É a câmera de videoconferência, mas eu só vejo duas alternativas para usar a câmera. Skype e FaceTime. FaceTime funciona que é uma beleza. Testei entre o iPhone 4 e o iPad 2 e nenhum problema. Já com o iMac a coisa foi bem diferente. Como eu tenho a versão beta instalada, a coisa não funcionou muito bem. Só quando sair o Lion, vou ter certeza de como funciona, pois não pretendo fazer a compra de 1 dólar para ter a versão final do FaceTime.

A outra maneira de usar seria utilizando o skype, mas não tem versão específica para o iPad. O Skype do iPhone funciona no iPad, mas não é a mesma coisa como uma aplicação nativa de iPad.

Smartcover

A nova capa é muito bem bolada. Estou com uma de couro, por que na hora de pegar uma delas da prateleira, acabei pegando a errada. Deveria tear pagado a mais barata, mas acabei comprando a de couro, que é mais cara. Eu deveria ter prestado mais atenção, mas a excitação de estar numa loja da Apple comprando o iPad 2 foi tanta que acabei vendo apenas cor.

No final das contas, acho que a de couro acaba sendo melhor mesmo, pois facilita limpeza e fica suja com mais dificuldade. O fecho magnético é muito pratico. Uma das coisas que gastei meu tempo foi levantar a capa ligeiramente para ver quando a tela é ativada. O sensor fica na parte direita da tela e é bem sensível e ajustado. Ele só ativa a tela quando a capa é removida. Se você levantar um pouco o meio da capa, onde não há imas para fixação, a tela não liga.

Por dentro a capa é forrada por microfibra o que ajuda na limpeza da tela e a remover as inúmeras marcas de dedos que seu uso geram. Porém a limpeza não é completa. Como a capa é dobrável para permitir que o iPad fique de pé ou inclinado para facilitar seu uso numa mesa, nos locais onde a capa se dobra, a limpeza não ocorre, pois não há contato entre a capa e a tela. Idéia bacana para a limpeza da tela, mas foi meia boca.

Por fim, a capa dobrada fica com a microfibra virada para fora, então o que deveria ficar limpo para limpar a tela, acaba coletando a sujeira de onde a capa é apoiada. Até tive a idéia de dobrar o contrário, mas vi que a solução era pouco pratica.

Se você aceita a sugestão, compre a capa de couro. Ele é bem melhor do que a alternativa mais barata e colorida. Independente da capa que você comprar, uma coisa ruim vai acontecer. Está vendo esta peça que junta a parte colorida a parte mais fina e perto do iPad? Aquela peça descasca com o tempo, pois ela é de plástico ao contrário das demais peças. Uma pena.

Idéias

O iPad é legal, mas o iOS o limita. Gostaria que ele tivesse perfis para identificação de múltiplos usuários, como acontece nos computadores da Apple. Outra coisa legal que seria interessante ter no iOS é Identificação por contexto. Por exemplo atribuição de senha quando estiver utilizando uma rede wireless que não é a de casa, ou que a senha para bloquear o iPad seja ativada quando estiver fora de casa.

Limitações

Eu sou um Apple fanboy assumido, não vou negar nem esconder isto. Acredito que o iPad é o melhor tablet existente no mercado e que oferece a melhor experiência, porém ele não é perfeito. Durante um evento em 2010, logo no lançamento da primeira geração do iPad, entrei numa discussão @ataidej sobre o que era mais vantajoso, um Mac Air ou um iPad. O iPad é mais barato, leve e pratico de usar, porém não é um substituto perfeito para um computador.

Pra começar no iPad não é possível acessar sites com conteúdo em flash. Segundo é que não dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo como no computador. O iPad é sim multi tarefa, porém não é possível por exemplo deixar o streaming de um site em segundo plano enquanto se escreve um email. Outra coisa que não é possível, apenas para exemplificar, é responder um email e anexar um arquivo. Isto não quer dizer que não é possível enviar arquivos anexados. É sim, mas não é como no computador.

Uma das coisas que me incomodou muito é que não consigo pegar o código do youtube para incorporar vídeos no blog. Simplesmente não há como fazê-lo. É necessário que o app para criar artigos ter a funcionalidade de converter a url do vídeo em código embeded.

Por fim esta é a principal limitação do iPad que é sua incapacidade de lidar com arquivos. Seria pratico se o iPad tivesse um leitor de cartão SD ou que fosse capaz de ler pendrives, mesmo que seja através do adaptador que já existe para conectar câmeras digitais ao iPad. Novamente vou dizer que isto não quer dizer que você não pode ver arquivos no iPad, mas para isto você precisa ter por exemplo o app do Dropbox instalado e uma conexão à internet. Resolve, mas não é tão pratico quando pegar um pendrive de um computador e espetar no iPad.

O que poderia melhorar

A Apple deu um passo bastante tímido na evolução do iPad. Os motivos podem ser vários, mas eu acredito que a causa é mais motivado pelo seu baixo preço. Digo, baixo, mas quero dizer mais baixo que os concorrentes. Isto pode limitar as inovações e cá entre nós, preço é um dos diferenciais em relação as alternativas.

O iPad 2 trouxe duas câmeras, novo processador além de novo design tornando-o mais fino e leve. A mudança de design fez com que vários acessórios se tornassem incompatíveis ou inadequados para a nova geração, mas o que poderia ser ainda melhor?

E gostaria bastante que a tela recebesse seu upgrade para ser retina display como no iPhone 4. Pode parecer desnecessário, mas o retina display faz uma grande diferença. Outra ousa muito importante que deveria existir no iPad é um slot para leitura de cartões SD. Aliás, é cogitado que um novo iPad chegue em setembro.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Foi MUITO BOM ler mais alguém admitir que o iPad é um iPodão.

    Quando chegou no mercado nacional o iPad 1 eu e minha namorada discutíamos tal comparação ela discordava, mas após ela ganhar um iPod a briga terminou, vontade dela pelo iPad ficou meramente por luxo rs

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: