iPhone 4S vale a pena?




De maneira curta a resposta é simples e direta: Sim! Mas por que? Bom, vamos por partes:

Câmera

Em suas duas primeiras gerações o iPhone tinha câmera de 2MP, o 3GS, terceira geração do iPhone, a câmera recebeu um upgrade e saltou de 2MP para 5MP e também passou a gravar vídeos. No iPhone 4, salto foi de 3 par 5MP e em conjunto uma câmera frontal para video conferencia. O novo iPhone, o 4S, passou a ter câmera de 8MP.

Muita gente criticou, pois boa parte dos smartphones de mercado já tinha câmeras com esta resolução e as pessoas sempre esperam mais do mercado, contudo, são as funcionalidades da câmera é que fazem a diferença. o iPhone 4S conta com um sistema de estabilização de imagem que permite capturar imagens e vídeos com menos trepidação que em suas gerações anteriores e também que seus concorrentes.

Além do estabilizador de imagem, o sensor é capaz de reduzir o ruído gerado quando se captura vídeo e imagens em condições de baixa iluminação. Vamos continuar usando o “além”. As cores conseguem ser ainda mais vivas por conta do novo sensor e processamento de sinal. O novo App de câmera, ou melhor, o App de câmera atualizado, é capaz ainda de detectar rostos e ajustar o foco e exposição de maneira automática.

Pra completar um elaborado e minúsculo conjunto ótico de 5 lentes está na frente do sensor de imagens para ajudar ainda mais a criar belas imagens. A abertura de lente está melhor também, agora é f/2.4, contra f/2.8 do iPhone 4. Eu não entendo nada de lente, mas diz que isto é muito bom.

Pra completar agora é possível fazer edição básica de fotos no próprio iPhone. As funções disponíveis são recorte, rotação, remoção de olho vermelho e melhoramento da imagem de maneira automática. Veja mais sobre a câmera no site da Apple.

Por conta do novo processador, que agora é o A5 de dois núcleos e por tanto similar, para não dizer igual, ao do iPad, o iPhone 4S agora está à altura do desafio que é gravar vídeos em 1080p. O processador tem papel fundamental em processar os dados gerados pelo sensor da câmera e assim gerar as fantásticas imagens que a dupla é capaz de gerar.

Processador

Já que mencionei o processador no final da parte sobre a câmera, nada mais óbvio do que aproveitar o gancho e comentar sobre ele. O novo processador do iPhone é o A5, mesmo processador que o iPad 2 já tem em suas entranhas. Nas duas primeiras gerações do iPhone o processador tinha potencial 620 MHz, mas funcionava em apenas 412 MHz, provavelmente para economizar bateria e não gerar tanto calor.

Já o iPhone 3GS, o processador continuou sendo um ARM com underclock, ou seja, funcionando em velocidade abaixo da máxima suportada. Ao invés de funciona em 833MHz, o 3GS corria a apenas 600MHz. Já o iPhone 4S, foi o primeiro a funcionar com processador desenhado pela Apple e por isto, com nome A4. Sua velocidade nominal é de 1GHz, mas funcionava em 800MHz. O iPhone 4S tem o processador A5, que tem o mesmo 1GHz de velocidade máxima, mas com dois núcleos. Ainda não há confirmação, mas é bem provável que ele funcione também em velocidade mais baixa.

O processador de dois núcleos é ótimo para jogos e também no processamento de todos os apps que podem rodar no iOS. Até mesmo navegar na internet pode parecer mais rápido, pois com maior poder de processamento a renderização de todos os elementos de página podem ser bem mais rápidos.

Armazenamento e Memória

A grande novidade no iPhone 4S foi que sua capacidade de armazenamento subiu de modestos 32 GB para espaçosos 64 GB que nem seu primo mais fino, iPod Touch. Há muito tempo que escuto muita gente querendo que o iPhone dê este salto, e me atrevo a dizer que isto faz com que o iPhone seja o mais espaçoso smartphone do mercado.

Este espaço todo vem com uma justificativa. Se agora o iPhone 4S é capaz de gravar vídeos em 1080p e também tirar fotos em 8MP, por que ficar com apenas 32 GB? A Apple deve ter evitado este upgrade por conta dos custos de memória de estado sólido, mas se o upgrade de espaço não tivesse vindo, reclamações e críticas certamente viriam à galope.

É normal que o usuário ou consumidor comum confundir memória e armazenamento. Para este tipo de ser humano o que mais importa é o armazenamento e não memória. Memória é apenas um lugar onde um sistema computacional existe enquanto está sendo processado. Encare como sendo o espaço que existe em sua mesa de trabalho. É um lugar apenas temporário. Nada fica ali para todo o sempre. Memória é importante, mas pouco relevante para este tipo de pessoa. O importante é lembrar é que quanto mais, melhor, ainda que existe um momento onde a quantidade de memória a mais, não faz muita diferença.

No caso do iPhone 4S, a quantidade é exatamente a mesma: 512MB. Como ele não executa duas coisas ao mesmo tempo, esta quantidade, apesar de parecer pequena, não é lá tão pequena assim. Quem mais pode sentir este limite poderiam ser jogos, mas ainda estes tem outro desafio. Do que adianta tanta memória para colocar tanta coisa se o processador é o principal desafio? 512MB é pouco, ainda mais se olharmos para os lados e ver que os concorrentes oferecem 1GB. Dificil é dizer se eles realmente tem alguma aplicação que faça uso deste espaço. Se for mal escrito, é capaz de precisar…

Reconhecimento de voz

O reconhecimento de voz existe há algumas versões do iOS, só que para o iPhone 4S uma funcionalidade exclusiva passa a existir. O assistente SIRI. Ele funciona de maneira mágica, como quase tudo que a Apple faz. SIRI é capaz de escutar uma frase, ainda que limitado às línguas inglês, alemão e francês.

SIRI é um serviço embutido no iOS 5 para o iPhone 4S que consegue mais do que entender o que você fala, mas consegue entender contexto da sua frase. Escrever a respeito é muito chato, ver em ação é muito melhor. Abaixo estão dois vídeos nos quais você pode ver como a mágica acontece, e eu falo mágica mesmo…

O primeiro é a apresentação oficial da Apple.

Segundo a uso real do SIRI.

Não é mágico? É quase, mas uma coisa que decepciona foi saber que boa parte de seu funcionamento depende de uma conexão à internet. O SIRI é algo novo para Apple, ele está enraizado dentro do iOS 5 e apenas alguns poucos Apps da própria Apple estão integrados e dentro de seu campo de ação. Nas próximas atualizações do iOS 5 ele certamente fará mais e terá o seu conjunto de APIs para que outros Apps possam aproveitar a sua mágica.

Outra coisa que deve ganhar espaço com o tempo é o suporte a outras línguas, mas acredito que isto não ocorrerá nos próximos 12 meses. Talvez o mais interessante para quem fala uma das línguas que o SIRI suporta é o fato de ser possível ditar textos. Veja mais na página da Apple para o Siri.

De resto

Em linhas gerais, isto é que o iPhone 4S tem a oferecer de novidade legal. Por fora ele está bem idêntico ao iPhone 4 e as novidades estão todas por dentro. Muita gente criticou o lançamento do iPhone 4S, mas este tipo de gente realmente tem memória curta, pois o ciclo de produto é este mesmo. A Apple repetiu o mesmo tipo de lançamento que fez com o 3GS. Por fora ele ficou igual e por dentro mudou quase tudo.

Talvez no final do ano que vem ou em 2013 o iPhone 5 esteja entre nós, mas neste meio tempo, não há críticas nem reclamações. O iPhone 4S é o melhor iPhone que já existiu e ainda que eu seja suspeito para afirmar isto, mas em linhas gerais, levando em consideração design, funcionalidades e experiência completa, o iPhone 4S ainda é o melhor smartphone do mercado e será o alvo de todos os fabricantes, ainda que ele ainda não seja o smartphone mais popular do planeta.

Se ainda não está convencido, assista o vídeo abaixo no qual a Apple apresenta o iPhone 4S, onde o S pra mim não é “Second Generation” ou “Speed”, mas sim, S de Steve como disse bem @walsdubbel.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Karina

     /  18/10/2011

    Olá :)!!! Me ajude a esclarecer algo sobre o IPhone 4?Comprei ele no Brasil e gostaria de saber se posso fazer a atualização dele sem problema algum.E gostaria de saber se ele volta normal sem nenhum problema e se ele bloqueia,mesmo sendo comprado no Brasil.Obrigada pela atenção.

    Responder
  1. iPhone 4S chega dia 16/12 e não vale a troca | bernabauer.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: