iPhone CDMA?




Tecnologia é aquela coisa que você ama e te deixa ancorado no tempo ou que você utiliza e passa para a próxima sem que você sequer lembre que existiu qualquer versão anterior. Aqui no Brasil telefonia móvel teve 3 ou 4 grandes padrões. TDMA, CDMA, GSM e iDEN. O último é uma tecnologia proprietária e ultrapassada da Motorola que é explorada pela Nextel.

TDMA morreu e deu lugar ao GSM. CDMA tentou ainda bravamente existir por um tempo pela VIVO, mas por fim, deu espaço ao GSM. Acontece que nos EUA, existe ainda uma operadora que explora o CDMA atualizado para as demandas modernas de dados. Lá não é o único reduto onde este padrão ainda batalha por atenção e usuários. Se eu não me engano, Coréia do Sul e China tem grande bases de assinantes que ainda utilizam esta tecnologia.

Nos EUA a operadora que utiliza isto é a Verizon e se fala muito que sua qualidade de serviço é superior as demais e por conta disto muito se especulou sobre a chegada do iPhone para esta tecnologia. Eu aposto porém que isto não acontecerá. CDMA já deu o que deu. Por outro lado, uma novidade apareceu. 4G utilizando LTE se tornará realidade no final do ano para algumas cidades cobertas pela tecnologia que veio ao usuário pelas mãos da Verizon.

A Apple adora ser de vanguarda e abrir trilhas com novas tecnologias. Certamente o LTE é o caminho que todos escolherão após o GSM 3G. O rumor atualmente é que a Apple vai lançar um iPhone para ser vendido pela Verizon e a desculpa antes era o CDMA, agora a justificativa é o LTE. Será que vai? Leia mais no TechCrunch.

Vale a pena dizer que o LTE não é CDMA, mas por conta da Verizon ser a cara do CDMA, o rumor relaciona estas duas tecnologias.

Já sobre o LTE, vale a pena dizer que a nova tecnologia permite navegar em banda larga de verdade. Com uma única antena é possível chegar a impressionantes 86Mbits/s e com 4 antenas dá para atingir 326Mbits/s.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: