iPhone OS 4.0 com multitarefa




O iPhone OS tem multitasking, que é o multitarefa em inglês, mas apenas para algumas aplicações nativas do iPhone OS. Isto quer dizer por exemplo que o Mail fica em segundo plano enquanto você atende uma ligação ou até mesmo a aplicação de iPod, que toca a música em segundo plano enquanto você joga, envia email ou navega na internet.

App que foram comprados ou baixados gratuitamente através da app store na loja iTunes não são capazes de rodar em segundo plano ou colocar outros apps em segundo plano. Se você fizer o jailbrake do seu aparelho com iPhone OS até vai conseguir rodar apps em segundo plano, mas tirando o “lacre” da Apple, você está sujeito à própria sorte e qualquer malware pode te infectar e destruir ou roubar seus dados.

O iPhone OS 4.0 parece ainda estar longe de ser concluído, mas o rumor (mais um sobre o assunto) que anda rolando atualmente é que finalmente o multitarefa irá chegar ao espertofone da Apple. A limitação parece que nunca foi técnica, mas sim o desafio é de interface. Como realizar a tarefa de troca de App rodando? Eu colocaria a funcionalidade de troca no botão de home. O primeiro aperto no botão faz com que seja mostrado o que está rodando para se alternar entre os candidatos que merecem sua atenção agora. Se apertado novamente o app é fechado e se vai para a home.

Enquanto o iPhone OS 4.0 não vem, o que nos resta é mesmo esperar o lançamento do 3.2 que deve chegar na primeira semana de abril junto com o iPad.

Mas por que o multitarefa é tão importante no iPhone? Bom, um caso de uso muito legal é que se você tiver uma conta no skype, vai poder deixá-lo rodando em segundo plano e receber ligações com seu telefone no bolso enquanto está em modo de economia de energia ou até mesmo enquanto está navegando na internet ou enviando emails.

Via AppleInsider.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: