iPhoto 09, Faces e o iOS 4




Uma das coisas que eu estava louco para ver é o faces no app de fotos do iOS 4. Acontece que o App não detecta rostos como eu imaginava. Esta tarefa continua exclusiva do iPhoto 09 que vem no pacote iLife 09. Antes mesmo de ir pesquisar na internet sobre este “problema” imaginei que o problema fosse a falta do iPhoto 09. Tratei então de ir a uma loja da Apple para comprar.

Eu sei que é mais simples comprar online, mas no Submarino não tinha mais e eu não estava a fim de esperar o período de entrega que poderia chegar a mais de uma semana, dependendo da loja. Fui então numa loja física. A MacStore do Downtown, aqui no Rio, não tinha. Só a versão anterior. Fui então ao Barra Shopping onde existe um iTown e a FNAC. Nas duas tinha o iLife’09. Resolvi comprar na iTown, apenas para ir na loja e conhecer a novidade que é a loja.

A loja é fria e os funcionários não entendem muito. Tem um que sabe mais que os demais, mas a maioria da loja pouco sabe sobre Apple. Feliz com meu iLife’09, fui me para casa e brincar de detectar rostos.

Depois de mais de duas horas vasculhando minhas quase 9 mil fotos, o iPhoto finalmente detectou todos os rostos e me apresentou uma maneira de informá-lo quem é quem. Acontece que pode ser bem chato dar nomes aos bois. Para agilizar o processo de dar nomes a todos os rostos que o iPhoto reconheceu, criei um Smart Album.

Pra que o Smart Album? Para ver todas as fotos que ainda estão sem nome declarado. Para você criar o seu álbum esperto basta colocar o seguinte critério: “face” “–is–” “unnamed”. Isto vai fazer que neste álbum estejam todas as fotos que tem rostos identificados, mas ainda sem nome. Se você usar este álbum para nomear todos os rostos, atenção! Assim que você definir o nome do rosto que aparecer como “não nomeado” ou seja “unnamed”, a foto será removida deste álbum.

E quanto ao App de fotos no iPhone? Bem, ele só vai mostrar uma abinha a mais com “faces” se você sincronizar fotos com rostos já identificados e nomeados. Dentro do iTunes você acaba recebendo mais configurações na sincronização de fotos. Além de fotos, eventos, álbuns, agora há a opção de sincronizar fotos de uma dada pessoa.

Se as fotos tem mais rostos identificados, o App de fotos do iOS 4, irá ler os metadados das fotos e todos os nomes dos donos dos rostos irão aparecer na interface do “faces” para você vasculhar as fotos de cada um. Gostei.

Ah sim, já ia esquecendo. Após este primeira sincronização com fotos de rostos nomeados a primeira execução do app de fotos apresenta esta tela de atualização acima.




Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Bernabauer, eu também achei o iPhoto muito lindo e prático, no entanto, vim do Windows 7 e tinha toda minha biblioteca de fotos e rostos já no Picasa.
    Quando passei minha biblioteca para o iPhoto, fiquei EXTREMAMENTE desapontado. Errou milhares de rostos, deixou de capturar inúmeros que o Picasa com facilidade encontrou. Além disso, não encontrou nenhum rosto de lado (perfil).

    Para piorar ainda mais, quando eu clico em uma Face que já foi identificada inúmeras vezes para ver se ele acha mais similares ele fica pensando e você pode deixar o Mac pensando por 6h e ele não oferece nenhuma sugestão.

    Sugeres algo?

    Responder
  2. Rafa...

     /  11/10/2010

    Queria saber qual é o app de foto para o iphone a qual vc se refere? So meio perdido nisso intaum rsrsrs, não encontro app do iphoto para meu iphone. Eu queria muito porque pelo que percebi naum existe outra forma de criar as pastas de fotos, certo?
    Valew
    Iphone 4 – IOS 4.1

    Responder
    • Você não precisa do iPhoto no iPhone. Basta o app nativo de fotos. Ele se sincroniza com o iPhoto e de lá é que vem as pastas e álbuns.

      Responder
  3. Rafa...

     /  11/10/2010

    Ok entendi, mas eu por exemplo não uso plataforma Mac intaum não possuo o iphoto para sincronizar, neste caso como faço, como posso abrir albums de fotos no iphone? consigo usar o iphoto no Windows 7 por exemplo?

    muito obrigado pela atenção, fico muito grato mesmo ja que até agora tenho estas dúvidas e niguem me ajudou rsrs.

    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: