iPod video: minha avaliação (parte 4)




Bateria
A bateria dura bastante se você toca apenas MP3 e manera no uso da tela. A bateria acaba rapidinho se você toca vídeos e é neste momento que você começa a notar que o que mais falta é um carregador de viagem. Aqueles que você põe na tomada e põe para carregar. O carregador do iPod não existe no kit básico, tudo que ele precisa é uma porta USB alimentada e é através do computador que a bateria do player da Apple se reabastece.

Quando você toca vídeos dá para notar o disco interno funcionando. É uma vibração bem leve e curta, são entre 1 e 4 segundos, nas vezes que eu notei. E quanto mais você mantém o backlight da tela ligada e acessa o disco, mais bateria você usa. Sem contar que o bicho esquenta bastante quando toca vídeo.

Arranhões
Sim, o iPod video arranha com o mínimo esbarro. Não é possível viver sem uma capinha. Para evitar danos ao criatura da Apple, tratei de embalar o dito naquele filme de PVC que se usa em cozinha. Não ficou perfeito, mas serve ao propósito de não arranhar.

Som
O som do iPod é ótimo. O volume do dito é limitado, mas existem programas que alteram o firmware para tirar a limitação. Ao contrário das versões anteriores, este não tem o problema de interferência do HD. Algumas pessoas reclamavam que escutavam interferências no som, mas neste eu não notei nada. A única coisa que eu notei foi que o som fica muito baixo quando se usa o cabo de video-out para a TV.

Fotos
Este iPod assim como seu antecessor, o iPod Photo, tem a capacidade de mostrar fotos. Mais do que simplesmente mostrar as fotos em sua tela, ele é capaz de enviar estas fotos para a TV e mais do que isso fazer um slideshow com direito a transições entre as fotos e trilha sonora! tudo configurável através do iPod. Tudo que você precisa é transferir as fotos para o seu iPod utilizando o iTunes e do cabo. Ah sim, o iPod armazena as fotos na mesma resolução que ela tem no computador. E claro, para fazer um slideshow o dito acessa o disco mais vezes para ler cada foto e com isso consome mais bateria. Mas ainda assim, é um ótima maneira de motrar as fotos quando você está em viagem. Aliás, esse foi um ponto que eu não falei aqui na avaliação, mas falei na série de acessórios para o iPod. Existe um pulgue que permite que você baixe as fotos da camera direto para o iPod. Legal não?

Conclusão?
Não sou um Apple fanatic, mas confesso que o iPod é mais do que um DAP (Digital Audio Player). Sua capacidade de tocar vídeos e mostrar fotos arrasa com o concorrentes. O iPod está para o mercado de player de MP3, assim como o PALM esteve para o mercado de PDA a alguns anos atrás. Ou seja ele é Bombril, Gillette etc. Vale a pena? Claro que vale, e com certeza dentro de alguns meses eu vou me morder de raiva quando o novo iPod for lançado com tempo de bateria maior, novas funcionalidades e outras melhoradas. Mas por enquanto ele é o melhor que há.

Ah sim. Esqueci de dizer uma coisa. Como o iPod video tem um HD interno, o que recomendo é o seguinte: Se você quiser um DAP para escutar enquanto corre ou pratica algum outro esporte, compre um nano. Ele é menor, não tem HD, mas sim memória de estado sólido. Se você gosta de curtir um video de vez enquandona casa da namorada(o) ou de um parente ou amigo(a) e se cansa rápido de escutar 4 GB de música, então compre o iPod vídeo e carregue sempre um cabinho AV. É felicidade certa.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Dea

     /  11/02/2006

    muito, muito feia essa coisa aí que você fez com o seu ipod…

    Responder
  2. felipe

     /  17/05/2006

    Instalei um módulo no meu carro e estou usando o Ipod Vídeo ligado a ele, você acha que foi uma má idéia?

    Responder
  3. Por que essa seria uma má idéia? Eu adoraria fazer isso!! Está funcionando legal? O som tá bacana? Conta aí!!! 🙂

    Responder
  4. Vinicius Meira

     /  19/06/2006

    seguinte perdi meu cabo usb do ipod =/ dai como to mau de grana to pensando e comprar um cabo e um carregador para viagem ( os 2 equipamentos nao sao originais da apple) sera q pode causar algum dano no aparelho esses equipamentos genericos ?

    Responder
  5. Vinicius, realmente não tem como ter certeza, mas um equipamento genérico que tem custo inferior ao original, pode ter um controle de qualidade ruim e consequentemente danificar o seu precioso iPod.

    O cabo de dados acho que não tem problema, mas o carregador de viagem eu não compraria.

    Tem algum link para estes acessórios para dar uma olhada?

    Responder
  6. Vinicius Meira

     /  20/06/2006

    Muito Obrigado pela informacao =D vo da umas olhadinhas aki =D

    Responder
  7. o cabo parece ok, mas o carregador, eu ainda continuo com a idéia de que o original é melhor. Não vale a pena economizar 60 reais e correr o risco de perder um equipamento de quase mil reais. 120 reais o original no mercadolivre.

    Responder
  8. Anderson

     /  18/09/2007

    Eu comprei o cabo av e ele ñ funciona qual é o segredo que você falou?

    obs.: Eu tinha um antigo só de audio e eu o desmontei e troquei a ordem dos cabos que vai na tv, na verdade em um deles. O video apareceu na tv mas o som nada. Será esse um dos segredos?

    Responder
  9. O único segredo é o lance dos cabos trocados. Ele funciona bem, porém, nunca mais usei! 😀

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: