IPTV em franca expansão e a tal da convergência




IPTV parece ser um sonho. Aliás, convergência trás apenas bons resultados. Nah… Mentira. Mentira deslavada. Convergência, na verdade, quer dizer que o meio está sob um stress muito maior do que hoje.

Vamos ao exemplo: Hoje temos várias redes diferentes infestando a cidade. Uma para distribuição de gás, outra para água, outra para esgoto, e aí as interessantes, uma para luz, outra para telefonia fixa, outra para TV a cabo e por fim, vou considerar a rede das operadoras de celular como sendo mais uma rede. Não vou levar em consideração a rede das empresas de TV por assinatura via satélite por que elas não representam algo relevante na minha linha de raciocínio.

Para mim, convergência quer dizer que através de um dado meio, antes, exclusivo de um determinado serviço, muito outros serviços podem ser oferecidos. Hoje já temos algo caminhando neste sentido. A NET por exemplo, é uma empresa originalmente de TV por assinatura. Após um tempo, veio a iluminação divina e a internet passou a vir pelo mesmo cabo. Hoje, além da internet e sinal de TV, vem também um sinal para telefonia.

Então, imagine que ao invés de todas aquelas redes com serviços exclusivos, você passe a ter menos redes com todos os serviços, ou você mantém todas as redes, mas tem uma concorrência muito mais ferrenha pelos consumidores.

O melhor é esta última opção, mas com a convergência, no caso de um problema físico no meio, ou até mesmo lógico (como uma falha de configuração na distribuição de sinal) você corre um risco muito maior. Ao invés de ficar apenas com o telefone mudo, você fica, sem TV, sem internet e sem, sei lá, luz?

Apesar destes problemas, lá fora o meio que antes apenas entregava telefone, já entrega sinal de internet muito rápida. Banda Largona, quase arrombada, se o trocadilho é possível, mantendo os infantes lendo o artigo sem problemas. Além da Banda Larga, o novo serviço do momento é a TV por assinatura. IPTV teve um grande salto no último ano. Culpa de europa. Aqui no Brasil o serviço ainda não está disponível, porém as operadoras de telefonia fixa estão empenhadas em oferecer em breve seus serviços.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Eduardo

     /  28/03/2008

    Não seria expanSão???????

    Responder
  2. é que eu tinha um estoque grande de “ç” e poucos “s”. Acabei de receber alguns por email e já coloquei no ar! 😉

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: