Assim que comprei meu Time Capsule eu imaginei logo em diversas aplicações para o dito. Com um ótimo disco de 1TB, imaginei que ótima idéia seria usar o disco deste dispositivo para armazenar arquivos não tão importantes ali. Aqui vale uma explicação mais detalhada.
O Time Capsule nasceu como um roteador wireless com disco de armazenamento embutido. O seu melhor uso é ser um repositório para os backups que o Time Machine gera. Por tanto os dados que ali devem estar são a cópia dos originais que podem estar no seu computador, seja ele móvel ou não. Colocar dados avulsos diretamente no Time Capsule pode ser arriscado, afinal, estes arquivos terão um único repositório e se ele falhar, adeus dados.
Pensei em colocar lá os meus arquivos de música. Eles existem em CDs também, então se o Time Capsule falhar, nada de chorar pelos cantos pela perda das músicas. Configurei meu iTunes para colocar sua biblioteca de músicas no TimeCapsule. Configuração FTW, certo? Bem, levei um tempo para perceber alguns problemas. O primeiro foi o fato do iTunes não achar o novo repositório caso o volume do Time Capsule não tenha sido “montado” antes do iTunes ser aberto.
Resolvi este problema chato usando o método monta primeiro, depois abre iTunes. Fiz isto manualmente até encontrar um jeito de criar isto automático. Este problema porém não é tão chato assim, mas o segundo é um porre e foi o motivo de eu ter acabado com o repositório no Time Capsule.
Eu tenho um iPod no qual eu escuto eventualmente músicas, mas uso mesmo para assistir podcasts de vídeo antes de dormir. Podcasts de vídeos costumam ter pelo menos 100MB e sua passagem para o iPod passou ser demasiadamente lenta. Fiquei pensando que fosse um problema de idade do iPod ou fadiga do meu cabo USB, que já está bem surrado e velho. Eu estava errado.
Neste final de semana resolvi tirar o repositório do iTunes do Time Capsule e qual foi minha surpresa ao ver meu iPod “baixando” o diggnation do computador em velocidades que há tempos eu não vejo? Após retirar a biblioteca de podcasts do Time Capsule a sincronização da dados entre iPod e meu computador voltou ao normal e velocidades aceitáveis. Será que é um problema só comigo ou acontece com outros também? Bem, enquanto a resposta não vem, dados ficam no micro e não mais no TC.
Deixe um comentário