iWork 08




Estou usando a versão de demonstração, ou Trial, como queiram, do iWork 08 nestes últimos 15 dias. Notei várias coisas interessantes e vou compartilhar com você. A Apple fornece o download e você pode usá-lo durante 30 dias. Após este prazo só comprando uma licença.

Minha idéia inicial, antes de usar a suite da Apple é que ele é um ótimo, para não dizer perfeito substituto para o Office da Microsoft.

A coisa não é bem assim. Desde que eu comecei a trabalhar como assalariado, passei a explorar as belezas que o Excel nos proporciona. Enquanto usava o programa do Tio Bill no trabalho, eu aprendi a cada utilização. Acabei desenvolvendo planilhas bastante complexas.

Desde que passei a usar um Mac, tentei ver alternativas para não usar o Excel. Tentei então usar a alternativa Google. Foi bom durante o sufoco de não ter o programa da Microsoft instalado, mas não resolve. Você fica dependente da conexão com a internet e ainda do bom humor do firefox com javascript.

Parti então para o OpenOffice, que no Mac, preferi por usar o NeoOffice, que usa o OpenOffice como base. É melhor do que a alternativa Google, mas ainda não é bem o que eu queria. A interface é meio assim, como vou dizer, genérica e seu funcionamento não é perfeito no Mac Intel.

Aí parti para o iWork. A primeira impressão é ótima. Parece ser um programa robusto e cheio de recursos, mas é apenas uma ferramenta muito prática para o usuário iniciante ou apenas usuário. Alguém que usa o Excel de maneira avançada como eu, e eu classifico este tipo de uso como “com requintes de crueldade”, ele simplesmente ainda falta uns bons passos.

O Numbers 08 tem ótima interface, recursos e assistentes bastante práticos para fazer todas as operações básicas que são necessárias para se fazer com planilhas, porém não conseguiu importar todos as células da minha planilha. Ele simplesmente abandonou todas as linhas abaixo do que ele achou “muito estranho”. Pelo menos foi a minha visão, já que ele não deu mensagem alguma de erro.

Nem cheguei a usar o Keynote, por que apresentações ao estilo Power Point eu faço somente no trabalho para fazer apresentações de projetos e orçamentos. Em casa eu não tenho utilidade alguma para ele.

O Pages já é outra história. Ele é o Word do tio Steve e este sim pode ser útil. Para este programa eu não tenho queixas. Aliás, tenho apenas uma. Apesar do meu OS X estar corretamente configurado para fazer analise de ortografia para nossa amada língua, o Pages insiste em só querer falar inglês. Sujeito mais teimoso. Tentei de todas as formas mudar o dicionário, mas não teve como. Tudo que eu escrevo fica lá com aquela cobrinha vermelha me acusando de assassinar o português. Tirando isto o Pages é ótimo. Perfeito para redigir cartas ou recibos para Submarino e Mercado Livre.

Posto isto tudo, digo que o pacote iWork 08 é justo para o preço que ele tem (menos de 200 reais). A Microsoft tem uma estratégia de baixo preço parecida com a Apple. Para quem tem PC com Windows instalado pode comprar a versão do Office chamada Office Home and Student que custa em torno de 400 reais e garante a instalação em até 3 computadores. Vai dizer que não é um bom negócio? Nesta versão vem o básico: Excel, Word, Powerpoint e o OneNote que eu nunca vi alguém realmente utilizar que não fosse funcionário da Microsoft.

Voltando para o pomar, a Microsoft vende aqui no Brasil a versão do Office para Mac que custa entre 279 e 379 reais. É a versão Office 2004 Student. Parece uma boa disputa, não é mesmo. O caldo apenas complica por que agora, sai a versão 2008 do Office para o Mac e vamos ter que esperar algumas semanas para que o dito chegue aqui.

Eu que ia comprar o iWork este mês me vi voltando a estaca zero após analisar e escrever este artigo.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Cara, parabéns. Esse é um tipo de artigo que eu estava aguardando a tempos… Então a verdade é que o Numbers deixa a desejar quando passamos para as funcionalidades avançadas, certo? Beleza. Mas você sabe dizer se a versão do Excel para Mac tem essas funcionalidades avançadas, que na versão para windows tem?

    Responder
  2. Eu ainda não sei. Eu ia instalar o Office 2004 for Mac para avaliar, até mesmo por que o preço dele aqui no Brasil está bem competitivo com o iWork 08. Como hoje é dia de MacWorld e o Office 2008 for Mac deve chegar ao mercado e ao site para download no formato Trial, melhor esperar mais alguns dias para poder responder! 😉

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: