Jailbreak me para iOS




Esta semana o estagiário, que não é mais estagiário, me mostrou todo contente a proeza mais fantástica dele naquele dia. Isto mesmo, ele acesso uma página, apertou um botão e fez jailbreak de seu iPad 2. Grande proeza.

Eu já falei para ele que fazer este tipo de coisa realmente não é legal. No final de semana passado resolvi pesquisar a respeito e descobri que o jailbreak é realizado utilizando uma brecha de segurança baseada no PDF.

O que isto quer dizer? Quer dizer que uma falha na programação do iOS permite que se invada o sistema operacional do iPad ou do iPhone, ou do iPod Touch e assim instalar programas espiões para roubar informações ou fazer ataques com equipamentos zumbis.

Claro que tem o outro lado. Jailbreak quer dizer que você se “liberta” das limitações que a Apple impõe em seus equipamentos. Após o jailbreak, você pode instalar a app store da Cydia e roubar programas. Através da falha do PDF é que o site jailbreakme voltou a funcionar e permitir a “liberdade” do seu iGadget.

Agora vamos a parte importante: Eu não recomendo fazer jailbreak. Tudo bem que existem vários apps na Cydia que deixam você fazer muito mais coisas que o iOS padrão da Apple, contudo, não há garantia nenhum que algum destes apps roube dados do seu iPad ou iPhone. Também não há garantias de que os programas sejam escritos seguindos as melhores práticas. Se é possível fazer uma comparação, entenda o universo da Apple como uma cidade planejada com ruas largas e policiamento ostensivo. Já o universo do jailbreak é como uma favela. Cada um por si e ninguém por ninguém. Você faz sua própria sorte e só pode confiar em você mesmo, pois não há ninguém para forçar regras e garantir ordem.

Via AppleInsider.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: