Jato movido a plasma




Eu não sei quanto a vocês, mas toda vez que eu escuto Jato e Plasma eu fico intrigado. Adoro os dois assuntos e quando eles estão juntos na mesma frase, aí, quase tão bom quanto pornografia (NOT!).

No Gizmodo eu li que estão testando novos propulsores para naves espaciais. Nome do motorzão? VASIMR VX-200. Ele é capaz de gerar calor na casa de 1 milhão graus centígrados. No final do mes de setembro o “motor” foi testado e atingiu uma marca importante de 200kW. O que isto quer dizer? Sei lá! Eu lembro que o motor do Focus elétrico apresentado em Frankfurt este ano tinha um motor elétrico de 100kW.

Estes 200kW representa 25% mais performance do que a previsão feita. São dois estágios de funcionamento que utilizam gas argônio e combinados geram o número mágico. Pode não parece tão importante ou impressionante, mas após ver o vídeo, você vai ter certeza absoluta que nada de importante realmente está neste assunto. Um motor que é quente pacas e ainda parece apenas um holofote colorido para chamar o batman à noite? É isto mesmo?

A coisa começa a ficar interessante quando os números de consumo chegam aos olhos. Hoje se consome aproximadamente 7,5 toneladas de propelente em missões espaciais durante um ano, com o novo motor o consumo cai para 0.3 toneladas. Gostou papudo? Tem mais. Se utilizados para empurrar uma nave da Terra à Marte, a viagem pode levar ao invés de 6 meses, apenas 39 dias.

Em 2013 o motor será levado à estação espacial para testes no espaço. Claro que não saberemos os testes, por que em 2012 o mundo acaba, junto com o calendário Maia.

veja mais no blog Universe Today.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: