Lançamentos da Apple para evento de 9/9/09




Ontem não consegui acompanhar o evento onde Steve Jobs reapareceu após meses longe da Apple. As novidades foram quedas de preço, hardware remodelado para iPod, nova versão do iPhone OS e um iTunes redesenhado.

O iPod Classico que tem um HD ao invés de memória flash agora tem um modelo de 160GB e fica por 249 dólares. Já o iPod shuffle recebe mais opções de headphone, tudo graças ao acordo de licenciamento para que outros fabricantes possam fazer fones de ouvido. Entre eles estão Sony, V-MODA, Klipsch, Scosche que terão fones com controle e Belkin and Scosche vão oferecer adaptadores para que qualquer headphone seja utilizado.

O Shuffle é o menor de todos os iPods e custa a partir de 59 dólares. A maior novidade porém fico com o iPod nano que agora tem uma camera e microfone. No modelo de 8GB ele é capaz de gravar quase 7 horas de vídeo.

Continua a policromia da linha com cores vivas e seu preço é de 179 dólares para o modelo de 16GB. A tela do nano também está diferente. Agora maior com 2.2″ e tem voiceover. Não sei quanto ao firmware, mas pelo que andei vendo ele está com a aparência similar ao do iPhone OS. Já era assim?

Ainda mais. Além de gravar vídeos você poderá incluir efeitos especiais e enviar diretamente para o YouTube ou para o computador. Também tem sintonizador de rádio FM e permite fazer pausa da transmissão, pois ele grava tudo local quando você aperta o botão de pause. Caso você escute uma música que goste no rádio você também pode selecioná-la para depois comprar através do iTunes. Já está feliz? Mas ainda tem mais: O nano também tem um pedometro que sincroniza com o software Nike+ sem precisar do hardware que antes era necessário e por fim o Genius Mixes cria até 12 playlists de musicas seguindo a afinidade que o Genius acha que elas tem.

Já o novo iTunes trás uma penca de novidades. Além de interface ligeramente polida, a maior novidade pra mim é a habilidade de organizar os Apps do iPhone diretamente pelo iTunes. Isto é um grande passo, porém ainda é “manual” demais. Eu gostaria que existisse uma configuração por tipo. Quero páginas para jogos, página para ferramentas, página para… quase uma classificação por categorias. Assim não preciso manualmente colocar cada aplicação em sua devida página.

Outra novidade do iTunes 9 é que você pode compartilhar seu conteúdo com até 5 computadores na rede local em sua casa. Existem duas maneiras deste compartilhamento. A primeira é fazer streaming do conteúdo a partir do computador de origem e oura é fazer a cópia. Parece interessante para quem tem um Mac na sala fazendo o papel de media center.

O iTunes tem ainda outra novidade que é o iTunes LP, mas como não podemos comprar músicas aqui no Brasil, nem vou entrar no detalhe. Porém o comentário é que isto seja uma cópia de funcionalidade que a Microsoft tem no Zune, porém não posso confirmar.

Por fim o iPod Touch que recebeu um upgrade no armazenamento: 64GB. O processador também mudou e com isto o Touch vira um mega equipamento para jogos, muito melhor do que o PSP ou Nintendo DS. Tudo graças ao upgrade de hardware que agora é capaz de rodar Open GL ES 2. e tem performance 50 melhor, que trás uma plataforma excelente para os desenvolvedores de jogos não por causa do hardware em si ou sua interface, mas sim por causa do grande potencial e facilidade que o iPod Touch tem em distribuir jogos. Tudo é possível através da loja iTunes e os preços dos jogos é bem mais acessível do que as alternativas dos concorrentes.

A apresentação da Apple mostra mais de 21.178 jogos disponíveis contra apenas 3.680 no Nintendo DS e míseros 627 no PSP da Sony, porém tem muito merda disponível. A esperança mesmo é que os grandes desenvolvedores de jogos foquem em games para o iPod Touch. Aí vai ser um espetáculo e os demais concorrentes terão um grande problema.

A decepção foi que o Touch não tenha vindo com câmera como o nano. É capaz que a Apple anuncie este upgrade até o final do ano, mas ainda é incerto, pois se especula que exista algum problema de hardware que ainda não foi resolvido. Por enquanto o iPod Touch de 64GB pode ser encontrado nas lojas da Apple por 399 dólares, o de 32GB fica por 299 e o de 8GB é 199 dólares.

Uma grande coleção de links de cobertura do evento de ontem e com todas as informações em detalhe você pode encontrar no Mac Magazine que está de parabéns na cobertura e na qualidade do conteúdo.

Ah sim, o iPhone OS 3.1 também foi liberado. Agora ele tem a capacidade de recomendar Apps através do Genius, você pode baixar ringtones através de rede 3G ou WIFI e a organização de Apps através do iTunes 9 só é possível com a nova versão do firmware. Talvez o mais interessante do novo firmware seja a possibilidade de salvar vídeos recebidos por email diretamente para o Camera Roll.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Max

     /  10/09/2009

    O rádio do Zune HD é ‘HD’ também, quer dizer, é digital. Será que no novo nano é assim também ??

    Bem, de qualquer forma, rádios nos iPods: demorou mais chegou 😀

    Mas no touch não tem, nem no iPhone 🙁

    Responder
  2. Entaum

     /  10/09/2009

    Acho que passou despercebido, porém já lançou o primeiro software de GPS para Iphone com mapas brasileiros e voz em portguês na AppStore, é da Sygic… vale a pena dar uma olhada.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: