Ligações telefônicas em HD




No ano passado eu comentei sobre um novo padrão de compressão de audio que prometia mais qualidade nas ligações telefônicas móveis na rede da operadora Orange na Europa. O padrão AMR-WB (G.722.2) promete qualidade superior de audio em ligações, porém a qualidade, é similar ao de rádio FM e não ao de HD, como muitos artigos a respeito dizem.

Na época apenas um modelo da Nokia era capaz de entender o padrão de compressão de audio, mas agora, um ano depois, mais empresas estão adotando o AMR-WB em seus dispositivos. Um artigo da Computer World do Brasil diz que a Orange aumentou em muito as redes nos países onde atua para suportar o novo padrão e outras operadoras estão seguindo o mesmo caminho. Fora da Europa apenas, Índia, Republica Dominicana, Egito, Rüssia e Austrália formam uma lista.

A lista de equipamentos compatíveis também aumentou. Além do 6720c da Nokia, os modelos N8, E72, 5230 e N5 falam “HD”. Samsung Omnia 7, HTC HD Desire e Sony Ericsson Elm também suportam este serviço.

A única coisa que eu não sei é se as operadoras estão cobrando algo a mais pela qualidade diferenciada na ligação.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. @ianrebellofilho

     /  29/11/2010

    Que legal, meu aparelho tem isso e eu nem sabia!!! Nokia 5230.
    Agora quando vou poder usar eu não sei…..

    Responder
  2. legal, mas pra que?

    Responder
  3. Bruno Pereira

     /  08/10/2012

    Esse AMR-WB deixa o som da ligação extremamente melhor, porém, para que funcione, os dois aparelhos devem estar em uma região onde haja esse tipo de “cobertura”. Eu rodei por vários bairros de São Paulo (Vila Andrade, Morumbi, Jardins, Paulista, Santana, etc) , testando com as operadoras Tim e Claro (Outubro de 2012) e não encontrei nada. Conseguimos encontrar somente em Copacabana, no Rio de Janeiro.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: