Light Peak é idéia da Apple




Semana passada eu comentei sobre uma solução da Intel que promete acabar com a grande quantidade de cabos e conectores no seu computador. Hoje o USB até tenta fazer o papel de conector os mais variados dispositivos e acessórios, mas ele tem um grave problema que é sua capacidade de transmitir dados realmente limitada. Tudo bem que o padrão USB 3.0 está quase virando realidade, mas creio que ele deve ser mais do mesmo. Pode ser interessante para quem pretende manter seus gadgets antigos funcionando, mas para fazer algo realmente bom, aí é preciso fazer algo novo.

Aí entra o Light Peak da Intel. Como mencionei na semana passada a tecnologia da Intel promete integrar tudo através de fibra ótica. A idéia já é utilizada pela Cisco em sua solução de Blade e também a HP tem um switch de 10 Gbps para convergir redes diversas, mas a idéia da Intel é usar fibra e rede de 10 Gbps para substituir o USB. Tudo vai passar por esta rede nova. Hoje tanto Gizmodo e Engadget relatam que a o motivador para a idéia implementada pela Intel é a Apple.

O diagrama acima mostra como seria a conexão entre os diversos dispositivos utilizando a tecnologia Light Peak da Intel/Apple. Pelo que entendi, é possível que exista um dispositivo externo qualquer que faz a conversão de USB para light Peak. Voltando ao assunto “novidade da Intel/Apple”, o que mais chama a atenção é que apesar de ser mostrado na IDF como um protótipo pela Intel, é capaz da Apple lançar a novidade em seus “novos” hardwares tão cedo quanto o ano que vem.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: