MacBook Pro fechado, mas ligadão!




No mês passado eu publiquei uma dica de como usar o MacBook Pro fechado. Pois bem, no feriado resolvi testar para ver como é usar o notebook fechado. Nada mal. O processo me parece mais “jeitinho” do que solução, mas funciona bem.

Eu sempre imaginei que usar o MacBook Pro fechado seria ruim para a refrigeração do notebook mais chapa quente que eu usei. E não é que eu estava certo? Monitorei a temperatura do bicho com a tela fechada e com a tela aberta, ainda que não em uso, pois o sinal de vídeo estava no monitor externo.

Com a tela aberta, o meu MBP ficou com temperatura entre 66 e 70 graus. Com a tela fechada a temperatura ficou constante em 70 graus. Vale apenas a nota que eu estava usando o computador num ambiente que beirava os 30º. Usá-lo num ambiente refrigerado certamente não faria tanta diferença.

Minha recomendação é: Apesar de ser mais bonitinho usar o MBP fechado com monitor externo, teclado e mouse idem, o melhor é ainda deixá-lo aberto. Ainda que a traquitana para manter o notebook da apple fechado e sem consumir espaço horizontal de sua mesa seja um amor de se desejar. E só para você saber, a traquitana se chama Floater T2 e é feito pela Belmuda. Deve ser a empresa de um japones que adora ir a praia… aposto! 😉




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

10 Comentários

  1. Gabriel Tadeu

     /  05/11/2007

    @ Bernabauer,

    Sou usuário recente de um macbook pro, e achei que ele operando a 70º C seria um otimo forninho e não um notebook… Instalei o fancontroller e agora ele fica na faixa dos 45~55°C… Isso não é o mais ideal? E nem estou usando a maior potência dos coolers, o que achei estranho que por config. eles não passam de 2000rpm… Alterei para 3500 e ja ajudou muito.

    Responder
  2. Gabriel Tadeu

     /  05/11/2007

    um complemento…

    “Electrical and environmental requirements

    * Meets ENERGY STAR requirements
    * Line voltage: 100V to 240V AC
    * Frequency: 50Hz to 60Hz
    * DC input: 18.5 Vdc, 4.6A maximum
    * Power cable Operating temperature: 50° to 95° F (10° to 35° C)
    * Storage temperature: -13° to 113° F (-24° to 45° C)
    * Relative humidity: 0% to 90% noncondensing
    * Maximum operating altitude: 10,000 feet
    * Maximum storage altitude: 15,000 feet
    * Maximum shipping altitude: 35,000 feet”

    Acho que rodar no dobro do recomendado não é recomendado 😛

    Responder
  3. Eu uso o smcFanControl para manter a rotação mínima dos coolers em 2000rpm, sendo que o padrão é 1000rpm. As vezes, quando uso o MBP no colo, acabo aumentando a rotação, mas prefiro deixar o sistema controlar a rotação máxima para evitar desgaste prematuro dos coolers.

    Teve uma época que um dos coolers do meu MBP passou a fazer um barulho estranho. Depois de um tempo rodando em rotações mais altas, simplesmente parou de fazer barulho. Sem falar que eu já peguei o mesmo cooler parado, mas nunca consegui descobrir o porquê! O bom é que agora está tudo normal novamente. Deve ter sido alguma sujeira…

    Responder
  4. Windows Vista?!?!?

    Responder
  5. pois é né… foi a imagem que eu consegui do suporte com monitor ao lado… fazer o que? 🙁

    Responder
  6. Gabriel Tadeu

     /  06/11/2007

    Bem, então caimos em um empasse 😐

    Fritar o notebook usando ele no dobro da temperatura ideal ou matar os coolers com uso excessivo… Qual é pior e qual é mais caro? Existe troca de cooler pra ele?

    Nem sabia que o default era tão baixo… chega ser desleal concorrer com os 10C usuais nos países mais gélidos :_(

    Aqui em Bh está com 20C e o bixinho aqui já ultrapassa os 57C usando apenas o Photoshop. (desativei o Fan Controller)

    Responder
  7. eu imagino que a apple tenha feito o dever de casa e fez o sistema dela de maneira que o notebook opere apenas sob as condições homologadas. Se 70 graus é normal. ok.

    Agora estou usando o MBP na sala e está com 54 graus e 2.1krpm. E a temperatura ambiente, segundo o MBP, é 27 graus.

    Eu já usei meu MBP em Visconde de Mauá e lá o processador não passou de 35 graus. Temperatura ambiente na casa dos 10 graus. Adorável.

    Responder
  8. Carolina

     /  15/04/2008

    Na verdade estou buscando orientação a respeito da satisfação dos usuários com o macbook, pq pretendo comprar um. Fiquei curiosa em relação ao quê exatamente significa “maximum operating altitude” – na minha ignorância isso me faz indagar se o computador funciona bem em altitude, como numa viagem de avião, por exemplo. Não me parece muito lógico… Enfim, se alguém puder me ajudar ficaria muito grata, pois os vendedores com os quais falei até agora não souberam me responder.
    Obrigada

    Responder
  9. Este lance de altitude para o macbook não se aplica a aeronaves, pois a cabine é pressurizada.

    Responder
  10. Jan Palach

     /  29/05/2009

    Uso fechado e o meu não passa de 66 graus, rodando eclipse(Java, C++), e acessando youtube vez ou outra. O lance da foto notei que pela posição da maçã seu notebook está com a saída de ar fechada pela base de apoio, expermente virar ao contrário.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: