Mais sobre os blogs no Brasil




Esta discussão está dando pano pra manga e de alguma forma eu me sinto obrigado a falar a respeito também. Quando eu comecei o meu blog em 2002 eu imaginava ele como sendo um repositório de informações úteis para o meu estágio. Foi exatamente no mês que eu comecei no meu estágio que eu fiz meu primeiro post. O blog era um misto de blog pessoal e blog de tecnologia.

Depois de um tempo, passei a usá-lo como uma forma de compartilhar as várias novidades de tecnologia que eu encontrava durante a minha tarefa diária de me atualizar para me manter profissionalmente apto para desempenhar a minha função. Passaram-se 3 anos e um belo dia, após trocar alguns emails com o Leo Faoro e conversar bastante com um amigo (mal amigo por sinal, pois não visita este site diariamente!) acabei decidindo que o meu blog deveria evoluir para o que é hoje.

O que ele é? É um blog de tecnologia que tem como principal papel informar as principais noticias em português de forma previsível, rápida, fácil e com direito a algum humor ácido para tirar o marasmo. O que acaba sendo um pouco como um site de clipping, mas nem tanto. Também não é um site de opinião, pois o tempo necessário para fazê-lo é incompatível com o tempo que tenho alimentá-lo com conteúdo.

Então no fundo tem um pouco de tudo. Mas o que isso tem a ver com os blogs no Brasil? Bem, a situação e a seguinte: Meia dúzia de 3 ou 4 se reuniram numa panela e passaram a reclamar da vida de blogueiro no Brasil. Com razão! Blog no Brasil não tem a conotação que tem lá fora. Por isso resolveram colocar a boca no trombone e falar que os blogs (a maioria deles, mas não todos) são mal escritos entre outras coisas. Outra coisa que levantaram é que a maioria dos que lêem os blogs são uns panacas. Não lêem o que está escrito, e não lêem com a devida atenção. Por fim resolveram começar a listar uma série de coisas que poderiam ser feitas para reverter esta situação. Eu até tentei entrar na “falação” para ver se contribuia, mas de alguma forma, não percebi algo muito importante.

Os principais blogs que estão nesta tarefa de falar de blogs no Brasil, são blogs de opinião. Coisa que o bernabauer.com não é. O objetivo aqui é apenas noticiar em português. O foco aqui é ser referencia de tecnologia para aqueles que não tem tempo de acompanhar a noticia lá fora ou para aqueles que não dominam o inglês. Claro que de vez em quanto eu digo o que eu acho aqui, mas este não é o foco. É um plus.

Então por mais que eu concorde com boa parte do que eles falem, eu não vou me meter neste assunto, mais do que eu já falei. Por mais que eu queira que meu blog seja bem sucedido, e isto quer dizer muito comentários para os artigos aqui publicados, boa quantidade de usuários diários e acima de tudo boa taxa de cliques nas propagandas para manter esta coisa no ar, eu não vou fazer parte desta panela. Gostaria muito, afinal isso pode gerar um tráfego ótimo para cá, mas não vou me afastar do meu objetivo. Não quero trocar o papel deste blog. Pelo menos não por enquanto.

Espero que eu esteja certo no caminho que eu escolhi.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Cara,

    Essa talvez seja uma atitude radical sabia. Eu também espero muitas visitas em meu blog sobre linux, então resolvi entrar na parada. E te conto. Tem dia que alcanço aa média de 500 visitas diárias. E isso só começou a acontecer depois de entrar na onda. Sem contar que fui linkado em muitos blogs importantes.
    Enfim, é uma opção sua e respeito. Gostei muito de seu texto. Parabéns

    abraços

    Responder
  2. Sem dúvida Monthiel, as vezes ser radical acaba fazendo com que você saia das “mesmice” e se torne um líder e referencia entre outros.

    O grande barato mesmo está nos blogs do Brasil estarem se conhecendo melhor.

    Grande Abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: